Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGONÇALVES, EDIMILSON
dc.date.accessioned2021-08-23T17:05:16Z
dc.date.available2021-08-23T17:05:16Z
dc.date.issued2014-12-18
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/715
dc.description.abstractO presente estudou mostrou o processo de transição e desempenho no processo de ensino da disciplina de Matemática, dos alunos do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental. De acordo com a literatura esta transição é um momento muito importante na vida dos alunos. Pesquisas, nesta área, demonstram que a transição escolar está geralmente ligada a efeitos negativos como: notas baixas, desmotivação, aumento estresse, baixo autoestima, dentre outros, tendo em vista que neste momento os alunos têm que lidar com as diversas novidades e mudança de rotina dos ciclos escolares para adquirirem maior autonomia e responsabilidades. O objetivo de estudo de natureza exploratória, foi analisar as dificuldades encontradas por alunos de uma escola pública, o Centro Municipal de Educação Básica Paulo Freire do município de Aracruz/ES, na disciplina de Matemática, no período de transição do 5º para o 6º ano do ensino fundamental. Os dados foram colhidos através de um questionário semiestruturado destinado aos alunos em questão e foram analisados por meio de gráficos e revisão literária. A pesquisa mostrou que os alunos precisam ser estimulados de forma a alcançarem autonomia e responsabilidade. Além disso, os professores precisam verificar se a metodologia de ensino usada atende a demanda dos seus alunos. Este trabalho mostrou que é necessário considerar a motivação do aluno e a percepção do professor como fatores que podem influenciar no processo de desempenho na disciplina de matemática.pt_BR
dc.subjectCAMINHOS PERCORRIDOS POR ALUNOS DO 5º PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM MATEMÁTICA: IDENTIFICANDO POTENCIALIDADES, SUPERANDO DIFICULDADES.pt_BR
dc.titleCAMINHOS PERCORRIDOS POR ALUNOS DO 5º PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM MATEMÁTICA: IDENTIFICANDO POTENCIALIDADES, SUPERANDO DIFICULDADES.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples