• English
    • español
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • View Item
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

CAMINHOS PERCORRIDOS POR ALUNOS DO 5º PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM MATEMÁTICA: IDENTIFICANDO POTENCIALIDADES, SUPERANDO DIFICULDADES.

Thumbnail
View/Open
Dissertação de Mestrado (837.0Kb)
Date
2014-12-18
Author
GONÇALVES, EDIMILSON
Metadata
Show full item record
Abstract
O presente estudou mostrou o processo de transição e desempenho no processo de ensino da disciplina de Matemática, dos alunos do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental. De acordo com a literatura esta transição é um momento muito importante na vida dos alunos. Pesquisas, nesta área, demonstram que a transição escolar está geralmente ligada a efeitos negativos como: notas baixas, desmotivação, aumento estresse, baixo autoestima, dentre outros, tendo em vista que neste momento os alunos têm que lidar com as diversas novidades e mudança de rotina dos ciclos escolares para adquirirem maior autonomia e responsabilidades. O objetivo de estudo de natureza exploratória, foi analisar as dificuldades encontradas por alunos de uma escola pública, o Centro Municipal de Educação Básica Paulo Freire do município de Aracruz/ES, na disciplina de Matemática, no período de transição do 5º para o 6º ano do ensino fundamental. Os dados foram colhidos através de um questionário semiestruturado destinado aos alunos em questão e foram analisados por meio de gráficos e revisão literária. A pesquisa mostrou que os alunos precisam ser estimulados de forma a alcançarem autonomia e responsabilidade. Além disso, os professores precisam verificar se a metodologia de ensino usada atende a demanda dos seus alunos. Este trabalho mostrou que é necessário considerar a motivação do aluno e a percepção do professor como fatores que podem influenciar no processo de desempenho na disciplina de matemática.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/715
Collections
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional [230]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback

 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

Login

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback