CAMINHOS PERCORRIDOS POR ALUNOS DO 5º PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM MATEMÁTICA: IDENTIFICANDO POTENCIALIDADES, SUPERANDO DIFICULDADES.
Abstract
O presente estudou mostrou o processo de transição e desempenho no processo de
ensino da disciplina de Matemática, dos alunos do 5º para o 6º ano do Ensino
Fundamental. De acordo com a literatura esta transição é um momento muito
importante na vida dos alunos. Pesquisas, nesta área, demonstram que a transição
escolar está geralmente ligada a efeitos negativos como: notas baixas,
desmotivação, aumento estresse, baixo autoestima, dentre outros, tendo em vista
que neste momento os alunos têm que lidar com as diversas novidades e mudança
de rotina dos ciclos escolares para adquirirem maior autonomia e responsabilidades.
O objetivo de estudo de natureza exploratória, foi analisar as dificuldades
encontradas por alunos de uma escola pública, o Centro Municipal de Educação
Básica Paulo Freire do município de Aracruz/ES, na disciplina de Matemática, no
período de transição do 5º para o 6º ano do ensino fundamental. Os dados foram
colhidos através de um questionário semiestruturado destinado aos alunos em
questão e foram analisados por meio de gráficos e revisão literária. A pesquisa
mostrou que os alunos precisam ser estimulados de forma a alcançarem autonomia
e responsabilidade. Além disso, os professores precisam verificar se a metodologia
de ensino usada atende a demanda dos seus alunos. Este trabalho mostrou que é
necessário considerar a motivação do aluno e a percepção do professor como
fatores que podem influenciar no processo de desempenho na disciplina de
matemática.