Educação Não Formal: a Viabilidade de um Centro de Ciências no Extremo Sul da Bahia
Abstract
O presente estudo procura discutir a possibilidade de criação de um espaço de
Educação Não Formal no Extremo Sul da Bahia. Para tanto, parte de uma
reflexão sobre a importância de tais espaços no processo educativo,
destacando-o como proposta inovadora para realização de reflexões a partir
do concreto, facilitando a formação mais ampla do indivíduo. Além disso,
propõe um processo de reflexão quanto à importância da Educação que utiliza
o concreto de maneira transformadora e cidadã. O objetivo principal consiste
em discutir elementos para a viabilização de um Centro de Ciências, espaço
de Educação Não Formal, de maneira a complementar a aprendizagem
escolar, colaborando para a consolidação das Ciências enquanto dispositivo
para a aprendizagem. Para tanto, foi proposta uma pesquisa com foco na
percepção dos professores sobre o ensino, a partir da Educação Não Formal.
Buscou-se ainda, compreender a visão dos entrevistados acerca das
dificuldades do Ensino Formal, bem como, suas expectativas com relação ao
Ensino Não Formal. Foi questionado aos sujeitos da pesquisa sobre a
viabilidade e necessidade de implementação de um Centro de Ciências e
Cultura na região do Extremo Sul Baiano. O estudo foi realizado através das
abordagens bibliográfica e qualitativa, sendo esta última, de natureza
descritiva, a partir de entrevista semiestruturada. Neste sentido, foi possível
revelar as expectativas dos profissionais da educação a respeito deste
interesse. Estudar a questão proposta foi relevante, considerando que, a partir
de um olhar mais amplo sobre o tema, será possível interferir na realidade do
Ensino de Ciências do Extremo Sul da Bahia, contribuindo para a mudança de
paradigmas e o estabelecimento de práticas educativas interdisciplinares. A
partir destas ações, será possível projetar a Região da Costa das Baleias no
cenário do desenvolvimento nacional.