Mostrar el registro sencillo del ítem
A PERCEPÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR A PARTIR DA VIVÊNCIA DE ALUNOS DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE KENNEDY/ES
dc.contributor.author | MARVILA, ROZANA | |
dc.date.accessioned | 2021-08-20T19:31:52Z | |
dc.date.available | 2021-08-20T19:31:52Z | |
dc.date.issued | 2020-12-04 | |
dc.identifier.other | Dissertação de mestrado | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/705 | |
dc.description.abstract | Esta investigação tem como objeto de estudo do espaço escolar por estudantes do 6º ano do ensino fundamental. O espaço escolar pode ser visto sob várias óticas e através das categorias geográficas como território, região, paisagem ou lugar pode se analisar de que forma esse sentimento é construído. Diante disso, surge o problema de pesquisa: de que maneira ou maneiras, os estudantes do sexto ano percebem o espaço escolar? O objetivo geral do trabalho buscando responder tal questionamento visou compreender de que maneira os estudantes do sexto ano do ensino fundamental anos finais percebem e se apropriam do espaço escolar. A metodologia para a concretização deste estudo utilizou os elementos da natureza aplicada com objetivo exploratório por meio da organização e aplicação de um questionário que foi direcionado aos estudantes do 6º ano de uma escola municipal da cidade de Presidente Kennedy-ES para que sejam respondidas as perguntas baseando-se em alguns conceitos e percepções sobre a escola como lugar e assim coletar informações necessárias sobre a temática delimitada. O questionário foi composto por perguntas de múltipla escolha, de respostas discursivas curtas e com avaliações em linha linear. Os formulários foram enviados por meio de endereço eletrônico ou por link direto no celular dos estudantes. Quanto à abordagem foi qualitativa não se excluindo alguns dados estatísticos e matemáticos para conhecer a dimensão do que se quer compreender. Visando um embasamento teórico para estruturar a pesquisa, buscou-se principalmente em Milton Santos, Tuan, Moriconi e documentos oficiais da área educacional como a BNCC os conceitos, ideias e termos correlacionados com o assunto. Os resultados foram apresentados e sugerem que a maior parte dos estudantes vê o espaço escolar como um território. Ao final desta pesquisa, foi elaborado em e-book com algumas considerações importantes sobre o estudo. | pt_BR |
dc.subject | Espaço Escolar; Percepção; Categorias de Análise da Geografia. | pt_BR |
dc.title | A PERCEPÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR A PARTIR DA VIVÊNCIA DE ALUNOS DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE KENNEDY/ES | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |