A PERCEPÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR A PARTIR DA VIVÊNCIA DE ALUNOS DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE KENNEDY/ES
Resumo
Esta investigação tem como objeto de estudo do espaço escolar por estudantes do 6º
ano do ensino fundamental. O espaço escolar pode ser visto sob várias óticas e
através das categorias geográficas como território, região, paisagem ou lugar pode se analisar de que forma esse sentimento é construído. Diante disso, surge o
problema de pesquisa: de que maneira ou maneiras, os estudantes do sexto ano
percebem o espaço escolar? O objetivo geral do trabalho buscando responder tal
questionamento visou compreender de que maneira os estudantes do sexto ano do
ensino fundamental anos finais percebem e se apropriam do espaço escolar. A
metodologia para a concretização deste estudo utilizou os elementos da natureza
aplicada com objetivo exploratório por meio da organização e aplicação de um
questionário que foi direcionado aos estudantes do 6º ano de uma escola municipal
da cidade de Presidente Kennedy-ES para que sejam respondidas as perguntas
baseando-se em alguns conceitos e percepções sobre a escola como lugar e assim
coletar informações necessárias sobre a temática delimitada. O questionário foi
composto por perguntas de múltipla escolha, de respostas discursivas curtas e com
avaliações em linha linear. Os formulários foram enviados por meio de endereço
eletrônico ou por link direto no celular dos estudantes. Quanto à abordagem foi
qualitativa não se excluindo alguns dados estatísticos e matemáticos para conhecer a
dimensão do que se quer compreender. Visando um embasamento teórico para
estruturar a pesquisa, buscou-se principalmente em Milton Santos, Tuan, Moriconi e
documentos oficiais da área educacional como a BNCC os conceitos, ideias e termos
correlacionados com o assunto. Os resultados foram apresentados e sugerem que a
maior parte dos estudantes vê o espaço escolar como um território. Ao final desta
pesquisa, foi elaborado em e-book com algumas considerações importantes sobre o
estudo.