A EDUCAÇÃO INFANTIL (PRÉ-ESCOLA) NA PERSPECTIVA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PRESIDENTE KENNEDY-ES
Abstract
A pesquisa aborda o tema “A educação infantil (pré-escola) na perspectiva da Base
Nacional Comum Curricular (BNCC) da rede municipal de ensino de Presidente
Kennedy-ES”. Traz como objetivo geral – problematizar as práticas pedagógicas e
os desafios que os professores enfrentam no tocante à implementação da base nas
práticas cotidianas – e os seguintes objetivos específicos: a) Identificar junto ao
grupo de professores a dificuldades e potencialidades, ao trabalharem, em suas
práticas cotidianas, o que as orientações da BNCC recomendam; b) Elencar quais
as concepções de educação e de aprendizagem os professores possuem em
relação à intencionalidade pedagógica que a educação infantil propõe como ação
predominante do desenvolvimento integral da criança; c) Produzir um produto
educativo em formato de e-book com orientações de boas práticas pedagógicas
para auxiliar os professores da educação infantil (pré-escola) no município de
Presidente Kennedy. Como referencial teórico esta pesquisa está fundamentada no
estudo aprofundado da Base Nacional Comum Curricular (2018) e nas contribuições
teóricas de Vygotsky (1994), Oliveira (2013), Friedmann (2013) e Barbosa (2000),
pois eles dialogam com a pesquisa sobre o desenvolvimento infantil, a importância
do brincar na pré-escola e a relevância do professor/mediador nas boas práticas
pedagógicas nessa etapa da educação básica. A pesquisa utiliza estudos
exploratórios numa perspectiva qualitativa, apoiada nas visões teóricas de Gil
(2008), Godoy (1995) e Minayo (2002). A metodologia tem enfoque qualitativo e foi
realizada em três momentos: primeiro, a pesquisa bibliográfica; segundo, a análise
documental; e terceiro, a entrevista semiestruturada que ocorreu em duas escolas:
uma escola polo e uma escola do campo, com sete professoras que atuam nessas
instituições. No processo de análise, ocorreu a interlocução entre as diferentes
fontes utilizadas neste estudo, e foi possível perceber que a BNCC trouxe mudanças
para o planejamento dos professores, mudou o olhar sobre o brincar no cotidiano
escolar e nas atividades desenvolvidas. O próprio profissional concluiu que um
ambiente de aprendizagem deve ser carregado de boas práticas pedagógicas.