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A EDUCAÇÃO INFANTIL (PRÉ-ESCOLA) NA PERSPECTIVA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PRESIDENTE KENNEDY-ES

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Dissertação de Mestrado (1.477Mb)
Date
2020-12-10
Author
OLIVEIRA, MARCIANA
Metadata
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Abstract
A pesquisa aborda o tema “A educação infantil (pré-escola) na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da rede municipal de ensino de Presidente Kennedy-ES”. Traz como objetivo geral – problematizar as práticas pedagógicas e os desafios que os professores enfrentam no tocante à implementação da base nas práticas cotidianas – e os seguintes objetivos específicos: a) Identificar junto ao grupo de professores a dificuldades e potencialidades, ao trabalharem, em suas práticas cotidianas, o que as orientações da BNCC recomendam; b) Elencar quais as concepções de educação e de aprendizagem os professores possuem em relação à intencionalidade pedagógica que a educação infantil propõe como ação predominante do desenvolvimento integral da criança; c) Produzir um produto educativo em formato de e-book com orientações de boas práticas pedagógicas para auxiliar os professores da educação infantil (pré-escola) no município de Presidente Kennedy. Como referencial teórico esta pesquisa está fundamentada no estudo aprofundado da Base Nacional Comum Curricular (2018) e nas contribuições teóricas de Vygotsky (1994), Oliveira (2013), Friedmann (2013) e Barbosa (2000), pois eles dialogam com a pesquisa sobre o desenvolvimento infantil, a importância do brincar na pré-escola e a relevância do professor/mediador nas boas práticas pedagógicas nessa etapa da educação básica. A pesquisa utiliza estudos exploratórios numa perspectiva qualitativa, apoiada nas visões teóricas de Gil (2008), Godoy (1995) e Minayo (2002). A metodologia tem enfoque qualitativo e foi realizada em três momentos: primeiro, a pesquisa bibliográfica; segundo, a análise documental; e terceiro, a entrevista semiestruturada que ocorreu em duas escolas: uma escola polo e uma escola do campo, com sete professoras que atuam nessas instituições. No processo de análise, ocorreu a interlocução entre as diferentes fontes utilizadas neste estudo, e foi possível perceber que a BNCC trouxe mudanças para o planejamento dos professores, mudou o olhar sobre o brincar no cotidiano escolar e nas atividades desenvolvidas. O próprio profissional concluiu que um ambiente de aprendizagem deve ser carregado de boas práticas pedagógicas.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/703
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

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