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dc.contributor.authorARAUJO, CAROLINE
dc.date.accessioned2021-08-20T18:47:03Z
dc.date.available2021-08-20T18:47:03Z
dc.date.issued2020-12-18
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/702
dc.description.abstractA leitura e a escrita são fundamentais para um ensino de qualidade, e é por meio delas que se consegue impactar o outro, de forma ampla e com objetividade. Não há escritor sem que antes se tenha um leitor formado. O contexto desta investigação são os alunos do 9° ano do ensino fundamental II da rede municipal de ensino de um município do Sul do estado do Espírito do Santo. O estudo foi consubstanciado nas ideias de Bakhtin (1979; 2005), Cândido (1992), Carleti (2011), Dutra (2011), Freire (1989), Maingueneau (2004, 2008), Solé (1998), Lopez (2016), Souza et al. (2010), Sá (1985), entre outros. A partir das reflexões desses teóricos se tornou factível estabelecer um percurso de ação, calçado em uma argumentação sedimentada, para amparar a hipótese, de que a leitura ultrapassa as premissas estéticas e semânticas, e convoca também a efetivação de busca da compreensão textual, entrecruzada com o contexto cultural, solicitando os conhecimentos prévios e as conexões, num jogo entre ficção e realidade, permeado do primor literário da autora, Lya Luft. O objetivo geral ensejado na pesquisa é a aferição de que por meio do ensino de crônicas da escritora brasileira Lya Luft, com a abrangência de estratégias de leitura literária, seja possível se constituir em sala de aula um aluno capaz de consolidar a compreensão textual, a criticidade e uma escrita carregada de intencionalidade. Além do primor artístico, que delineia a estética das crônicas da autora escolhida, nota-se em suas narrativas o uso da persuasão, um traço estético, que concorre para enlaçar o leitor. A sociologia da literatura já consolidou a necessidade do ensino das estratégias leitoras para o surgimento de leitores autônomos de textos literários, e capazes de desenvolverem narrativas próprias. A metodologia elencada foi a da uma pesquisa ação, por meio de oficinas de produção de crônicas, mediante a intervenção do professor como mediador e facilitador, capaz de propor soluções para os problemas que se apresentarem. A leitura vai além de ficção, imaginação e criação de proposições, ela nos leva a compreender o mundo ao nosso redor.pt_BR
dc.subjectDiscurso. Estratégias de leitura e de escrita. Crônica.pt_BR
dc.titleO DISCURSO PRESENTE NAS CRÔNICAS DE LYA LUFT COMO AGENTE ATIVO NA FORMAÇÃO DO LEITOR E ESCRITOR CRÍTICOpt_BR
dc.typeOtherpt_BR


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