O DISCURSO PRESENTE NAS CRÔNICAS DE LYA LUFT COMO AGENTE ATIVO NA FORMAÇÃO DO LEITOR E ESCRITOR CRÍTICO
Abstract
A leitura e a escrita são fundamentais para um ensino de qualidade, e é por meio delas
que se consegue impactar o outro, de forma ampla e com objetividade. Não há escritor
sem que antes se tenha um leitor formado. O contexto desta investigação são os
alunos do 9° ano do ensino fundamental II da rede municipal de ensino de um
município do Sul do estado do Espírito do Santo. O estudo foi consubstanciado nas
ideias de Bakhtin (1979; 2005), Cândido (1992), Carleti (2011), Dutra (2011), Freire
(1989), Maingueneau (2004, 2008), Solé (1998), Lopez (2016), Souza et al. (2010),
Sá (1985), entre outros. A partir das reflexões desses teóricos se tornou factível
estabelecer um percurso de ação, calçado em uma argumentação sedimentada, para
amparar a hipótese, de que a leitura ultrapassa as premissas estéticas e semânticas,
e convoca também a efetivação de busca da compreensão textual, entrecruzada com
o contexto cultural, solicitando os conhecimentos prévios e as conexões, num jogo
entre ficção e realidade, permeado do primor literário da autora, Lya Luft. O objetivo
geral ensejado na pesquisa é a aferição de que por meio do ensino de crônicas da
escritora brasileira Lya Luft, com a abrangência de estratégias de leitura literária, seja
possível se constituir em sala de aula um aluno capaz de consolidar a compreensão
textual, a criticidade e uma escrita carregada de intencionalidade. Além do primor
artístico, que delineia a estética das crônicas da autora escolhida, nota-se em suas
narrativas o uso da persuasão, um traço estético, que concorre para enlaçar o leitor.
A sociologia da literatura já consolidou a necessidade do ensino das estratégias
leitoras para o surgimento de leitores autônomos de textos literários, e capazes de
desenvolverem narrativas próprias. A metodologia elencada foi a da uma pesquisa ação, por meio de oficinas de produção de crônicas, mediante a intervenção do
professor como mediador e facilitador, capaz de propor soluções para os problemas
que se apresentarem. A leitura vai além de ficção, imaginação e criação de
proposições, ela nos leva a compreender o mundo ao nosso redor.