Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGOMES, JOCIELE
dc.date.accessioned2021-08-20T18:34:04Z
dc.date.available2021-08-20T18:34:04Z
dc.date.issued2020-07-24
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/700
dc.description.abstractA pesquisa buscou investigar os aspectos pedagógicos do e como ocorre o recreio na escola. Para embasar a pesquisa, foram utilizados, como referencial teórico, os estudos de lazer, recreação e escola de Nelson Carvalho Marcellino, juntamente com o quadro teórico sobre o tema, abordando as feições educativas do lazer, assim como suas contribuições para o desenvolvimento integral do educando. A metodologia da pesquisa utilizada enquadra-se como qualitativa, tendo como sujeitos da pesquisa alunos e educadores da EMEIF Vilmo Ornelas Sarlo, em Presidente Kennedy-ES, os quais responderam a questionários para coleta de dados. A partir da análise dos instrumentos de coleta, observou-se que as crianças gostam da presença de um adulto na hora do recreio, apenas para questão de segurança, mas preferem brincar de forma livre. Quanto aos profissionais, observou-se a necessidade de um material que os auxiliasse na construção de um recreio mais proveitoso pedagogicamente para as crianças. As categorias de análise elencadas pela pesquisa foram divertimento, interação e descanso, cuja análise indica que as práticas de lazer utilizadas na escola atuam de forma a empobrecer o aspecto educativo do lazer, apontando para a relevância de um material educativo que auxilie os coordenadores no desenvolvimento de práticas recreativas. Espera-se que este trabalho levante a reflexão dos profissionais da educação e suscite novos trabalhos nesse campo de interesse. Como produto educacional, foi elaborado um guia para recreação dinâmico.pt_BR
dc.subjectLazer. Recreação educativa. Recreio dinâmico. Lúdicopt_BR
dc.titleRECREAÇÃO E RECREIO DINÂMICO: POSSIBILIDADES DE UM FAZER PEDAGÓGICO EM UMA ESCOLA CIDADÃ EM PRESIDENTE KENNEDY-ESpt_BR
dc.typeOtherpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples