• English
    • español
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

RECREAÇÃO E RECREIO DINÂMICO: POSSIBILIDADES DE UM FAZER PEDAGÓGICO EM UMA ESCOLA CIDADÃ EM PRESIDENTE KENNEDY-ES

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação de Mestrado (1.783Mb)
Data
2020-07-24
Autor
GOMES, JOCIELE
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A pesquisa buscou investigar os aspectos pedagógicos do e como ocorre o recreio na escola. Para embasar a pesquisa, foram utilizados, como referencial teórico, os estudos de lazer, recreação e escola de Nelson Carvalho Marcellino, juntamente com o quadro teórico sobre o tema, abordando as feições educativas do lazer, assim como suas contribuições para o desenvolvimento integral do educando. A metodologia da pesquisa utilizada enquadra-se como qualitativa, tendo como sujeitos da pesquisa alunos e educadores da EMEIF Vilmo Ornelas Sarlo, em Presidente Kennedy-ES, os quais responderam a questionários para coleta de dados. A partir da análise dos instrumentos de coleta, observou-se que as crianças gostam da presença de um adulto na hora do recreio, apenas para questão de segurança, mas preferem brincar de forma livre. Quanto aos profissionais, observou-se a necessidade de um material que os auxiliasse na construção de um recreio mais proveitoso pedagogicamente para as crianças. As categorias de análise elencadas pela pesquisa foram divertimento, interação e descanso, cuja análise indica que as práticas de lazer utilizadas na escola atuam de forma a empobrecer o aspecto educativo do lazer, apontando para a relevância de um material educativo que auxilie os coordenadores no desenvolvimento de práticas recreativas. Espera-se que este trabalho levante a reflexão dos profissionais da educação e suscite novos trabalhos nesse campo de interesse. Como produto educacional, foi elaborado um guia para recreação dinâmico.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/700
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Entre em contato | Deixe sua opinião

 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

Entrar

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Entre em contato | Deixe sua opinião