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dc.contributor.authorFONTANA, WIVIANY
dc.date.accessioned2021-08-20T18:16:53Z
dc.date.available2021-08-20T18:16:53Z
dc.date.issued2020-12-15
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/698
dc.description.abstractA inclusão de uma criança é uma necessidade dentro das escolas, a fim de garantir uma educação de qualidade e possibilitar o direito de todos os alunos, com necessidades especiais ou não, de exercer e usufruir de uma educação satisfatória. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é discutir as contribuições das artes visuais no processo de ensino e aprendizagem para um estudante com síndrome de Down nas aulas de História. Para tanto, foram consultadas obras de diversos autores, entre os quais, as teorias de Michael Farrell (2008), que descreve os tipos de dificuldades de aprendizagem, abordando estratégias de ensino e aprendizagem e considerando o tipo de deficiência; o trabalho de Ana Cristina Dias Rocha Lima (2016), que oferece uma reflexão sobre as práticas pedagógicas apropriadas para alunos com síndrome de Down; de Patricia Aguiar de Oliveira (2013) utilizou-se as estratégias motivadoras para o ensino de História utilizando filmes, imagens e iconografia; e de Lev Semenovitch Vigotski (1997; 2007; 2008; 2011) utilizou-se os conceitos de zona de desenvolvimento iminente e a mediação pedagógica para o desenvolvimento cognitivo, que se constrói de fora para dentro. A pesquisa é de cunho qualitativo, foi desenvolvido por meio de um estudo de caso junto a um aluno com síndrome de Down, pertencente a uma turma de 8º ano de uma escola de Educação Infantil do município de Presidente Kennedy-ES, sendo aplicado um plano de estudos utilizando as artes visuais. Também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com o professor de História, o professor auxiliar e com a mãe do aluno. Os resultados mostraram que as artes visuais aumentaram a atenção durante as aulas e houve mais retenção dos conteúdos ensinados de História. Ao utilizar as artes visuais foi possível integrar conhecimentos históricos por meio da exploração e do uso de diferentes técnicas oferecidas pelas linguagens artísticas, gerando e produzindo novas ideias. Ademais, o esforço da família e dos professores ao oferecer atividades diferenciadas, com o intuito de adaptar a resposta educacional às necessidades particulares do aluno, possibilitou obter resultados positivos nas aulas de história. Como produto desta dissertação foi elaborada uma proposta de formação para os professores de História do Ensino Fundamental, que se propõe a aplicar atividades dessa disciplina com as artes visuais.pt_BR
dc.subjectSíndrome de Down. Artes Visuais. História. Inclusão.pt_BR
dc.titleENSINO DE HISTÓRIA A UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN: EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS COM ARTES VISUAISpt_BR


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