ENSINO DE HISTÓRIA A UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN: EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS COM ARTES VISUAIS
Resumo
A inclusão de uma criança é uma necessidade dentro das escolas, a fim de garantir
uma educação de qualidade e possibilitar o direito de todos os alunos, com
necessidades especiais ou não, de exercer e usufruir de uma educação satisfatória.
Nesse contexto, o objetivo deste estudo é discutir as contribuições das artes visuais
no processo de ensino e aprendizagem para um estudante com síndrome de Down
nas aulas de História. Para tanto, foram consultadas obras de diversos autores, entre
os quais, as teorias de Michael Farrell (2008), que descreve os tipos de dificuldades
de aprendizagem, abordando estratégias de ensino e aprendizagem e considerando
o tipo de deficiência; o trabalho de Ana Cristina Dias Rocha Lima (2016), que oferece
uma reflexão sobre as práticas pedagógicas apropriadas para alunos com síndrome
de Down; de Patricia Aguiar de Oliveira (2013) utilizou-se as estratégias motivadoras
para o ensino de História utilizando filmes, imagens e iconografia; e de Lev
Semenovitch Vigotski (1997; 2007; 2008; 2011) utilizou-se os conceitos de zona de
desenvolvimento iminente e a mediação pedagógica para o desenvolvimento
cognitivo, que se constrói de fora para dentro. A pesquisa é de cunho qualitativo, foi
desenvolvido por meio de um estudo de caso junto a um aluno com síndrome de
Down, pertencente a uma turma de 8º ano de uma escola de Educação Infantil do
município de Presidente Kennedy-ES, sendo aplicado um plano de estudos utilizando
as artes visuais. Também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com o
professor de História, o professor auxiliar e com a mãe do aluno. Os resultados
mostraram que as artes visuais aumentaram a atenção durante as aulas e houve mais
retenção dos conteúdos ensinados de História. Ao utilizar as artes visuais foi possível
integrar conhecimentos históricos por meio da exploração e do uso de diferentes
técnicas oferecidas pelas linguagens artísticas, gerando e produzindo novas ideias.
Ademais, o esforço da família e dos professores ao oferecer atividades diferenciadas,
com o intuito de adaptar a resposta educacional às necessidades particulares do
aluno, possibilitou obter resultados positivos nas aulas de história. Como produto
desta dissertação foi elaborada uma proposta de formação para os professores de
História do Ensino Fundamental, que se propõe a aplicar atividades dessa disciplina
com as artes visuais.