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dc.contributor.authorCARVALHO, REYSILA
dc.date.accessioned2021-08-20T17:58:53Z
dc.date.available2021-08-20T17:58:53Z
dc.date.issued2020-10-27
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/694
dc.description.abstractEsta dissertação objetivou descrever como os resultados obtidos pelos instrumentos avaliativos são utilizados pela escola, para melhorar os índices de aprendizagem dos alunos de uma escola municipal de ensino fundamental II. As inquietações que motivaram o interesse pela pesquisa perpassam as reflexões acerca da defasagem de conhecimentos que os alunos apresentam em séries posteriores, fato que indica lacunas na prática pedagógica adotada pela escola frente aos resultados obtidos após aplicação e análise dos instrumentos avaliativos. Assim, a pesquisa analisou os instrumentos nacionais, como a Prova Brasil, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e o Sislame, bem como as visões dos sujeitos gestores e educadores referentes às estratégias utilizadas para sanar essa problemática. O referencial teórico está fundamentado nos estudos de Gatti, Luckesi, Perrenoud, teóricos que fundamentam o tema avaliação, instrumentos avaliativos que aferem a qualidade da educação no Brasil, as avaliações externas, bem como a formação continuada para o aprimoramento docente. Apoia-se em documentos oficiais e na legislação pertinente. Respalda-se em produções de pesquisadores que se dedicam aos temas de Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos e a formação continuada, dialogando com Freire (2001), Libâneo (1983), entre outros. Quanto aos métodos, esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa exploratória. Utiliza análise de documentos, entrevistas como instrumentos para a coleta e produção de dados, dos quais participaram sujeitos envolvidos na gestão e educadores de uma escola municipal de São Mateus-ES. Os resultados evidenciam que ainda existe competição entre as escolas, sendo necessária uma nova interpretação dos instrumentos avaliativos aplicados nacionalmente, para que efetivamente ocorra melhoria no sistema educacional brasileiro. Emerge, nesse sentido, a urgência em pensar políticas públicas voltadas para minimizar as defasagens apresentadas pelos educandos.pt_BR
dc.subjectAvaliação; Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos; Formação contínua; Educação.pt_BR
dc.titleINSTRUMENTOS AVALIATIVOS: ANÁLISE DOS ENTRAVES E POTENCIALIDADES EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTALpt_BR


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