INSTRUMENTOS AVALIATIVOS: ANÁLISE DOS ENTRAVES E POTENCIALIDADES EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Esta dissertação objetivou descrever como os resultados obtidos pelos instrumentos
avaliativos são utilizados pela escola, para melhorar os índices de aprendizagem dos
alunos de uma escola municipal de ensino fundamental II. As inquietações que
motivaram o interesse pela pesquisa perpassam as reflexões acerca da defasagem
de conhecimentos que os alunos apresentam em séries posteriores, fato que indica
lacunas na prática pedagógica adotada pela escola frente aos resultados obtidos após
aplicação e análise dos instrumentos avaliativos. Assim, a pesquisa analisou os
instrumentos nacionais, como a Prova Brasil, o Índice de Desenvolvimento da
Educação Básica (IDEB) e o Sislame, bem como as visões dos sujeitos gestores e
educadores referentes às estratégias utilizadas para sanar essa problemática. O
referencial teórico está fundamentado nos estudos de Gatti, Luckesi, Perrenoud,
teóricos que fundamentam o tema avaliação, instrumentos avaliativos que aferem a
qualidade da educação no Brasil, as avaliações externas, bem como a formação
continuada para o aprimoramento docente. Apoia-se em documentos oficiais e na
legislação pertinente. Respalda-se em produções de pesquisadores que se dedicam
aos temas de Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos e a formação continuada,
dialogando com Freire (2001), Libâneo (1983), entre outros. Quanto aos métodos,
esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa exploratória. Utiliza análise de
documentos, entrevistas como instrumentos para a coleta e produção de dados, dos
quais participaram sujeitos envolvidos na gestão e educadores de uma escola
municipal de São Mateus-ES. Os resultados evidenciam que ainda existe competição
entre as escolas, sendo necessária uma nova interpretação dos instrumentos
avaliativos aplicados nacionalmente, para que efetivamente ocorra melhoria no
sistema educacional brasileiro. Emerge, nesse sentido, a urgência em pensar políticas
públicas voltadas para minimizar as defasagens apresentadas pelos educandos.