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dc.contributor.authorMELO, MÁRIO ALESSANDRO
dc.date.accessioned2021-08-20T17:43:09Z
dc.date.available2021-08-20T17:43:09Z
dc.date.issued2020-02-27
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/691
dc.description.abstractA educação médica tem passado, nos últimos anos, por transformações significativas em nosso país, as quais resultaram no aparecimento de novas diretrizes educacionais implementadas pelo Ministério da Educação e Cultura em consonância com o Ministério da Saúde em 2001. A partir desse momento, as instituições de ensino médico iniciaram o grande desafio de transformar suas grades curriculares em matrizes curriculares, estas últimas voltando a atenção para uma formação biopsicossocial do profissional de saúde. A natureza dessas mudanças vem acompanhando as das necessidades sociais de saúde da população, que tem exigido novos domínios de competência do médico além da cognição. Para possibilitar maior compreensão deste estudo, foi necessário fazer um histórico da formação de médicos no Brasil, desde a criação dos primeiros cursos superiores de Medicina em 1808 até os dias presentes. Para tanto, apropriou-se de autores, como José Gondra (2004), Tânia Pimenta (2005) e Luiz Antonio Teixeira (2018). Esta pesquisa teve por objetivo geral realizar um estudo comparativo e avaliativo sobre a maneira que os professores egressos do ensino tradicional estão atuando com o método PBL na Faculdade Pitágoras de Medicina de Eunápolis. O universo de nossa pesquisa foram sete professores da própria faculdade, por meio de entrevistas semiestruturadas. A metodologia utilizada foi a de natureza qualitativa. Identificaram-se pontos de resistência e desafios na utilização do método por diversas causas e, como resultado, foi proposta uma ferramenta de facilitação para professores que vão ingressar na instituição e ainda não possuem a segurança do passo a passo da principal estratégia utilizada pela pedagogia inovadora.pt_BR
dc.subjectMetodologia ativa. Aprendizagem baseada em problemas.pt_BR
dc.titleO MÉTODO PBL E A ATUAÇÃO DOS PROFESSORES DA FACULDADE PITÁGORAS DE MEDICINA DE EUNÁPOLIS-BA: UM ESTUDO DE CASOpt_BR
dc.typeOtherpt_BR


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