dc.description.abstract | O mercado de trabalho exige profissionais qualificados, o que resulta na importância
da capacitação profissional por parte do indivíduo, que busca na escolaridade de
nível superior, expectativa de melhoria na qualidade de vida, e consequentemente,
aumento da renda familiar. Sabe-se que nem todos possuem condições de arcar
com os custos de uma qualificação profissional, agindo o Estado com a
implementação de políticas públicas educacionais de acesso ao Ensino Superior.
Entretanto, mesmo frente à concessão de um benefício, muitos alunos ainda se
evadem dos cursos. Desta forma, o presente estudo buscou avaliar as razões que
levam os beneficiários do Programa de Desenvolvimento do Ensino Técnico,
Superior e Pós-Graduação - PRODES/PK a evadir de seus cursos. A metodologia
utilizada foi pesquisa exploratória, e a coleta de informações foi realizada através da
aplicação de um questionário contendo perguntas abertas e fechadas direcionadas
aos beneficiários do programa PRODES/PK que se evadiram dos cursos. Os
resultados identificaram que dentre os fatores que mais influenciaram o abandono
escolar dos alunos no programa municipal foram: a insatisfação com o curso;
problemas com a família e dificuldade financeira; bem como a dificuldade em
acompanhar o curso; baixo reconhecimento da profissão e dificuldade em conciliar o
curso com o trabalho. Estes fatos corroboram com a ausência de participação dos
alunos no Serviço de Orientação Profissional, que foi incluído no programa ano de
2018, conforme foi constatado. Desta forma, conclui-se que a evasão dos alunos
que foram beneficiados pelo PRODES/PK não está relacionada ao aspecto
individual do aluno somente, mas também possui influência de fatores externos, em
específico o fator social e familiar, sendo importante que sejam adotadas ações que
visem à permanência dos alunos no curso escolhido. | pt_BR |