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EVASÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR DOS ALUNOS BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO TÉCNICO, SUPERIOR E PÓS-GRADUAÇÃO – PRODES – PRESIDENTE KENNEDY

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Dissertação de Mestrado (3.093Mb)
Data
2020-12-17
Autor
TONON, MARIA APARECIDA
Metadata
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Resumo
O mercado de trabalho exige profissionais qualificados, o que resulta na importância da capacitação profissional por parte do indivíduo, que busca na escolaridade de nível superior, expectativa de melhoria na qualidade de vida, e consequentemente, aumento da renda familiar. Sabe-se que nem todos possuem condições de arcar com os custos de uma qualificação profissional, agindo o Estado com a implementação de políticas públicas educacionais de acesso ao Ensino Superior. Entretanto, mesmo frente à concessão de um benefício, muitos alunos ainda se evadem dos cursos. Desta forma, o presente estudo buscou avaliar as razões que levam os beneficiários do Programa de Desenvolvimento do Ensino Técnico, Superior e Pós-Graduação - PRODES/PK a evadir de seus cursos. A metodologia utilizada foi pesquisa exploratória, e a coleta de informações foi realizada através da aplicação de um questionário contendo perguntas abertas e fechadas direcionadas aos beneficiários do programa PRODES/PK que se evadiram dos cursos. Os resultados identificaram que dentre os fatores que mais influenciaram o abandono escolar dos alunos no programa municipal foram: a insatisfação com o curso; problemas com a família e dificuldade financeira; bem como a dificuldade em acompanhar o curso; baixo reconhecimento da profissão e dificuldade em conciliar o curso com o trabalho. Estes fatos corroboram com a ausência de participação dos alunos no Serviço de Orientação Profissional, que foi incluído no programa ano de 2018, conforme foi constatado. Desta forma, conclui-se que a evasão dos alunos que foram beneficiados pelo PRODES/PK não está relacionada ao aspecto individual do aluno somente, mas também possui influência de fatores externos, em específico o fator social e familiar, sendo importante que sejam adotadas ações que visem à permanência dos alunos no curso escolhido.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/688
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

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