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dc.contributor.authorPACHECO, MARCUS VINÍCIUS
dc.date.accessioned2021-08-20T15:02:57Z
dc.date.available2021-08-20T15:02:57Z
dc.date.issued2020-12-12
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/687
dc.description.abstractA constante transformação na sociedade gerada pelas tecnologias influenciam na aquisição de novos costumes, colaborando na desestruturação familiar, que afeta o desenvolvimento da educação. Parte desses estudantes não apresentam interesse pelo estudo refletindo na falta de compromisso para a realização das atividades escolares, logo, não possuem um bom desempenho escolar. Atualmente a escola estadual não se mostra muito atrativa por adotar uma metodologia tradicional de ensino que não é capaz de promover o aluno como parte integrante do processo de aprendizagem. O objetivo do estudo é propor aulas de Ecologia envolvendo a Problem Based Learning (PBL) no contexto da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) em descritores com baixo rendimento do Programa da Avaliação de Educação Básica do Espírito Santo (PAEBES) 2019 para o ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jesus Cristo Rei localizada no município de Cariacica-ES. Trata-se de uma revisão bibliográfica a partir de um estudo qualitativo de caráter exploratório realizado a partir de dados estatísticos de fonte secundária e informações de sites, revistas, livros, teses, dissertações e artigos. A princípio foram utilizados os dados referentes ao resultado do PAEBES 2019 extraídos das questões de Ecologia na disciplina de Biologia, onde foram identificados os descritores que possuíam as maiores deficiência e necessidade de aprimoramento, sendo subsidiados pelos resultados do PAEBES 2017 e das atuais turmas de 1° anos de 2020. Após seleção dos descritores com baixo rendimento, foi sugerida uma sequência didática para melhoria na compreensão nos conteúdos do CBC do Espírito Santo. A partir da identificação de quatro descritores com maior deficiência foram propostas aulas de Ecologia que envolveram as metodologias da PBL e o ensino CTSA, que necessitaram ser adaptadas para a realidade das escolas estaduais. A proposta trabalhou em torno de um dos graves problemas da comunidade no bairro São Francisco nos últimos anos, o aumento na quantidade de mosquito Aedes aegypti. As propostas de aulas de Ecologia colaboram para o estímulo no uso de metodologias ativas estando disponível através de um guia, onde o professor poderá aplica-las em outros contextos e conteúdos para o ensino médio a fim de tornar o estudante um agente mais participativo e autônomo nas aulas.pt_BR
dc.subjectEcologia. Ensino CTSA. Metodologias. PBLpt_BR
dc.titlePROPOSTAS DE AULAS DE ECOLOGIA ENVOLVENDO METODOLOGIAS ATIVAS PARA A ESCOLA ESTADUAL JESUS CRISTO REI, CARIACICA (ES)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR


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