Mostrar el registro sencillo del ítem
A POESIA PARA FORMAÇÃO DE LEITORES NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
dc.contributor.author | SILVA, LIANA | |
dc.date.accessioned | 2021-08-20T14:50:07Z | |
dc.date.available | 2021-08-20T14:50:07Z | |
dc.date.issued | 2020-11-13 | |
dc.identifier.other | Dissertação de mestrado | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/685 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve como objetivo analisar de que forma o ensino da leitura por meio de poemas pode concorrer para o aperfeiçoamento da compreensão leitora e, no sentido de propiciar autonomia, desenvoltura e compreensão do que se lê nas séries iniciais do ensino fundamental. O estudo se configurou em uma pesquisa qualitativa, contemplando levantamento bibliográfico, na tessitura da gênese e do uso da poesia na educação em sala de aula. Por meio da pesquisa, observou-se a sua efetividade como mecanismo estratégico de ensino e aprimoramento da leitura. Foram buscados indícios que pudessem sinalizar ser a poesia um valoroso instrumento de aprendizagem, para o desenvolvimento da criatividade, comunicação e pensamento crítico. Para tanto, houve a proposição de uma oficina de estratégia de leitura, por meio de poesias, tendo como público alvo os professores do 1° ao 5° ano do ensino fundamental de uma escola em Presidente Kennedy. Os principais teóricos que contribuíram para o processo argumentativo desse estudo foram: Isabel Solé, Renata Junqueira de Souza, Paulo Freire e outros. A partir do estudo, foi possível constatar que as atividades com poesias, desde que configuradas de maneira abrangente e por meio das estratégias de leitura, podem resultar na formação de bons leitores. | pt_BR |
dc.subject | Poesia, Formação Leitora, Estratégias de Leitura, Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.title | A POESIA PARA FORMAÇÃO DE LEITORES NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |