dc.description.abstract | O presente trabalho teve como objetivo analisar de que forma o ensino da leitura por
meio de poemas pode concorrer para o aperfeiçoamento da compreensão leitora e,
no sentido de propiciar autonomia, desenvoltura e compreensão do que se lê nas
séries iniciais do ensino fundamental. O estudo se configurou em uma pesquisa
qualitativa, contemplando levantamento bibliográfico, na tessitura da gênese e do
uso da poesia na educação em sala de aula. Por meio da pesquisa, observou-se a
sua efetividade como mecanismo estratégico de ensino e aprimoramento da leitura.
Foram buscados indícios que pudessem sinalizar ser a poesia um valoroso
instrumento de aprendizagem, para o desenvolvimento da criatividade, comunicação
e pensamento crítico. Para tanto, houve a proposição de uma oficina de estratégia
de leitura, por meio de poesias, tendo como público alvo os professores do 1° ao 5°
ano do ensino fundamental de uma escola em Presidente Kennedy. Os principais
teóricos que contribuíram para o processo argumentativo desse estudo foram: Isabel
Solé, Renata Junqueira de Souza, Paulo Freire e outros. A partir do estudo, foi
possível constatar que as atividades com poesias, desde que configuradas de
maneira abrangente e por meio das estratégias de leitura, podem resultar na
formação de bons leitores. | pt_BR |