dc.description.abstract | Estudos recentes têm focado em como os leitores usam seus conhecimentos e
raciocínio para entender textos. O termo 'Estratégias de Leitura' envolve o
desenvolvimento dessa compreensão, entendendo que os alunos podem, por meio
de estratégias aplicadas durante a leitura literária, melhorar a compreensão do texto
e conquistar autonomia leitora. Diante dessa questão, este estudo tem procurado
responder à seguinte questão-problema: como as sequências didáticas, elaboradas
com base nas obras de autores capixabas, no caso, Elizabeth Martins, podem
oportunizar ao professor uma melhor mediação de leitura literária? A premissa é de
que a vivência de obras produzidas por autores capixabas, trabalhadas em sala com
estratégias concebidas a partir das sequências didáticas vão promover um
pertencimento, e envolvimento do leitor, por meio de conhecimentos prévios,
conexões, inferências, aproximando-o dos livros. O estudo está focado na inserção
do autor capixaba na sala de aula, por meio da elaboração de sequência didática,
elaborada a partir das estratégias de leitura literária, que neste estudo pautou-se nas
obras da escritora capixaba Elizabeth Martins. Trata-se de uma pesquisa qualitativa
do tipo exploratório, com pesquisa documental na Secretaria Municipal de Educação
do município de Presidente Kennedy-ES, onde se buscará verificar, através dos
planos de ensino dos professores do 5º ano do primeiro segmento do Ensino
Fundamental, a utilização de autores capixabas em suas aulas. A amostra do estudo
será composta por 13 escolas municipais, que possuem, juntas, 16 turmas de 5º
ano. A coleta de dados foi realizada através da análise documental, arquivada na
Secretaria Municipal de Educação, dos planos de ensino dos professores e, para a
análise qualitativa dos dados, optou-se pela análise de conteúdo. Os resultados
possibilitaram confirmar a hipótese inicial da pesquisa, de que os professores não
colocam em suas práticas docentes livros infantis de autores capixabas, não sendo
incentivados a fazê-lo. Conclui-se que é preciso compreender que a literatura infantil
é muito mais do que simplesmente ler, não se concentrando apenas no seu valor no
desenvolvimento de habilidades linguísticas, sendo necessário conhecer as outras
contribuições que a leitura agrega ao desenvolvimento de uma criança, entendendo
que as crianças leem por diversão e, no processo, desenvolvem habilidades. Seu
desenvolvimento se baseia na resposta à literatura que leram e na capacidade de
formular opiniões sobre o material, que depois de absorvido, é utilizado em muitas
áreas da vida. | pt_BR |