• English
    • español
    • português (Brasil)
  • español 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O DESVELAR DA LITERATURA DE ELIZABETH MARTINS NA SALA DE AULA POR MEIO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS

Thumbnail
Ver/
Dissertação de Mestrado (1.330Mb)
Fecha
2020-04-28
Autor
OREQUIO, VALKIRIA
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
Estudos recentes têm focado em como os leitores usam seus conhecimentos e raciocínio para entender textos. O termo 'Estratégias de Leitura' envolve o desenvolvimento dessa compreensão, entendendo que os alunos podem, por meio de estratégias aplicadas durante a leitura literária, melhorar a compreensão do texto e conquistar autonomia leitora. Diante dessa questão, este estudo tem procurado responder à seguinte questão-problema: como as sequências didáticas, elaboradas com base nas obras de autores capixabas, no caso, Elizabeth Martins, podem oportunizar ao professor uma melhor mediação de leitura literária? A premissa é de que a vivência de obras produzidas por autores capixabas, trabalhadas em sala com estratégias concebidas a partir das sequências didáticas vão promover um pertencimento, e envolvimento do leitor, por meio de conhecimentos prévios, conexões, inferências, aproximando-o dos livros. O estudo está focado na inserção do autor capixaba na sala de aula, por meio da elaboração de sequência didática, elaborada a partir das estratégias de leitura literária, que neste estudo pautou-se nas obras da escritora capixaba Elizabeth Martins. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratório, com pesquisa documental na Secretaria Municipal de Educação do município de Presidente Kennedy-ES, onde se buscará verificar, através dos planos de ensino dos professores do 5º ano do primeiro segmento do Ensino Fundamental, a utilização de autores capixabas em suas aulas. A amostra do estudo será composta por 13 escolas municipais, que possuem, juntas, 16 turmas de 5º ano. A coleta de dados foi realizada através da análise documental, arquivada na Secretaria Municipal de Educação, dos planos de ensino dos professores e, para a análise qualitativa dos dados, optou-se pela análise de conteúdo. Os resultados possibilitaram confirmar a hipótese inicial da pesquisa, de que os professores não colocam em suas práticas docentes livros infantis de autores capixabas, não sendo incentivados a fazê-lo. Conclui-se que é preciso compreender que a literatura infantil é muito mais do que simplesmente ler, não se concentrando apenas no seu valor no desenvolvimento de habilidades linguísticas, sendo necessário conhecer as outras contribuições que a leitura agrega ao desenvolvimento de uma criança, entendendo que as crianças leem por diversão e, no processo, desenvolvem habilidades. Seu desenvolvimento se baseia na resposta à literatura que leram e na capacidade de formular opiniões sobre o material, que depois de absorvido, é utilizado em muitas áreas da vida.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/673
Colecciones
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias

 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

Acceder

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias