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dc.contributor.authorAGUIAR, THAÍS CARDOSO
dc.date.accessioned2021-08-19T21:15:18Z
dc.date.available2021-08-19T21:15:18Z
dc.date.issued2020-04-15
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/672
dc.description.abstractA Educação Infantil constitui o primeiro contato da criança com o universo escolar e o início de sua vivência com o conhecimento sistematizado. Por determinação da Lei nº 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB), a Educação Infantil abrange o atendimento a crianças de 0 a 5 anos, integrando a primeira etapa da Educação Básica no Brasil. Nesta etapa, o lúdico se configura numa situação privilegiada de aprendizagem, na medida em significa a utilização de um recurso que é próprio do universo infantil para o desenvolvimento cognitivo da criança. Em alguns casos, os profissionais da educação não compreendem o quanto este recurso pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo dos pequenos. É através do brincar que as crianças se colocam diante de desafios diários, levantando hipóteses na tentativa de compreender os problemas que lhes são propostos pela realidade com a qual interagem. Diante desse contexto, tendo o objetivo geral de compreender como o lúdico contribui no processo de ensino-aprendizagem da Educação Infantil e na diversificação de seus conteúdos, desenvolveu-se uma metodologia composta por um grupo focal com três escolas da Rede Municipal de Educação de Presidente Kennedy ES. Os resultados concluíram que os recursos lúdicos, especialmente os cantinhos produtivos ou pedagógicos, são bastante subutilizados pelas professoras, apontando para a necessidade de um melhor aproveitamento destes recursos. Diante destas constatações, a pesquisa propôs a realização do Projeto Cantinhos Especiais da Educação Infantil, a fim de oferecer formações continuadas que colaborem para o aprimoramento do trabalho com o lúdico pelas professoras da Educação Infantil da Rede Municipal de Educação do município capixaba.pt_BR
dc.subjectLúdico. Ensino-aprendizagem. Educação Infantil. Presidente Kennedypt_BR
dc.titleA IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO EM PRESIDENTE KENNEDY/ESpt_BR
dc.typeOtherpt_BR


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