dc.description.abstract | A Educação Infantil constitui o primeiro contato da criança com o universo escolar e o
início de sua vivência com o conhecimento sistematizado. Por determinação da Lei nº
9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB), a Educação
Infantil abrange o atendimento a crianças de 0 a 5 anos, integrando a primeira etapa
da Educação Básica no Brasil. Nesta etapa, o lúdico se configura numa situação
privilegiada de aprendizagem, na medida em significa a utilização de um recurso que
é próprio do universo infantil para o desenvolvimento cognitivo da criança. Em alguns
casos, os profissionais da educação não compreendem o quanto este recurso pode
contribuir para o desenvolvimento cognitivo dos pequenos. É através do brincar que
as crianças se colocam diante de desafios diários, levantando hipóteses na tentativa
de compreender os problemas que lhes são propostos pela realidade com a qual
interagem. Diante desse contexto, tendo o objetivo geral de compreender como o
lúdico contribui no processo de ensino-aprendizagem da Educação Infantil e na
diversificação de seus conteúdos, desenvolveu-se uma metodologia composta por um
grupo focal com três escolas da Rede Municipal de Educação de Presidente Kennedy ES. Os resultados concluíram que os recursos lúdicos, especialmente os cantinhos
produtivos ou pedagógicos, são bastante subutilizados pelas professoras, apontando
para a necessidade de um melhor aproveitamento destes recursos. Diante destas
constatações, a pesquisa propôs a realização do Projeto Cantinhos Especiais da
Educação Infantil, a fim de oferecer formações continuadas que colaborem para o
aprimoramento do trabalho com o lúdico pelas professoras da Educação Infantil da
Rede Municipal de Educação do município capixaba. | pt_BR |