dc.description.abstract | A presente dissertação tem como tema “Tarefa de Casa como Ação Educativa: Uma
relação entre a Escola, o Aluno e a Família”, nas turmas do 3º e 4º Ano do Ensino
Fundamental Anos Iniciais em uma Escola da Rede Municipal de Ensino, localizada
na zona rural do município de Presidente Kennedy/ES. Este estudo objetiva
apresentar como ocorre a integração família e escola na visão dos pais ou
responsáveis, alunos e professora no momento da tarefa de casa. Destaca-se como
problemática o que se vivencia no dia a dia como docente, na ausência dos pais ou
responsáveis fortemente notada e que vem interferindo no processo ensino
aprendizagem. Em detrimento disso, percebe-se que os alunos precisam do apoio
da família para o acompanhamento nas atividades escolares. Justifica-se este
estudo pelo fato de se acreditar na importância da família e da escola caminharem
juntas em busca de uma educação voltada para garantir o sucesso e a permanência
do aluno na escola. Para tanto a metodologia da pesquisa empregou a pesquisa
bibliográfica e a pesquisa de campo. Utilizou-se um roteiro de entrevista que foi
aplicada a professora, aos pais ou responsáveis e aos alunos, na perspectiva de
identificar a participação da família na vida escolar das crianças. Sendo assim, o
estudo caracteriza-se por uma abordagem qualitativa. Pela análise realizada,
constatou-se que a interação família e escola é imprescindível, pois a família, como
espaço de orientação e construção da identidade de um indivíduo, deve promover
juntamente com a escola uma parceria, uma relação dialógica, a fim de contribuir no
desenvolvimento integral do aluno. Isso se observou nas falas dos entrevistados que
em muitos aspectos foram unânimes. Acredita-se, então, que a integração entre
família e escola pode ser considerada, se não a mais importante, um dos pontos
principais para a melhoria da aprendizagem dos educandos. Esta relação deve ser
baseada na busca incansável de um progresso no processo de ensino
aprendizagem. Verifica-se que, a escola necessita que os pais sejam presentes, que
se envolvam no processo escolar de seus filhos e que sejam à base de apoio no
desenvolvimento educacional deles. Assim, este projeto busca desenvolver ações
possíveis com as famílias-escola para um maior comprometimento e envolvimento
sobre o tema. | pt_BR |