• English
    • español
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

TAREFA DE CASA COMO AÇÃO EDUCATIVA: UMA RELAÇÃO ENTRE A ESCOLA, O ALUNO E A FAMÍLIA

Thumbnail
View/Open
Dissertação de Mestrado (1.499Mb)
Date
2020-03-24
Author
SANT’ANNA, TATIANE KEILA
Metadata
Show full item record
Abstract
A presente dissertação tem como tema “Tarefa de Casa como Ação Educativa: Uma relação entre a Escola, o Aluno e a Família”, nas turmas do 3º e 4º Ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais em uma Escola da Rede Municipal de Ensino, localizada na zona rural do município de Presidente Kennedy/ES. Este estudo objetiva apresentar como ocorre a integração família e escola na visão dos pais ou responsáveis, alunos e professora no momento da tarefa de casa. Destaca-se como problemática o que se vivencia no dia a dia como docente, na ausência dos pais ou responsáveis fortemente notada e que vem interferindo no processo ensino aprendizagem. Em detrimento disso, percebe-se que os alunos precisam do apoio da família para o acompanhamento nas atividades escolares. Justifica-se este estudo pelo fato de se acreditar na importância da família e da escola caminharem juntas em busca de uma educação voltada para garantir o sucesso e a permanência do aluno na escola. Para tanto a metodologia da pesquisa empregou a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. Utilizou-se um roteiro de entrevista que foi aplicada a professora, aos pais ou responsáveis e aos alunos, na perspectiva de identificar a participação da família na vida escolar das crianças. Sendo assim, o estudo caracteriza-se por uma abordagem qualitativa. Pela análise realizada, constatou-se que a interação família e escola é imprescindível, pois a família, como espaço de orientação e construção da identidade de um indivíduo, deve promover juntamente com a escola uma parceria, uma relação dialógica, a fim de contribuir no desenvolvimento integral do aluno. Isso se observou nas falas dos entrevistados que em muitos aspectos foram unânimes. Acredita-se, então, que a integração entre família e escola pode ser considerada, se não a mais importante, um dos pontos principais para a melhoria da aprendizagem dos educandos. Esta relação deve ser baseada na busca incansável de um progresso no processo de ensino aprendizagem. Verifica-se que, a escola necessita que os pais sejam presentes, que se envolvam no processo escolar de seus filhos e que sejam à base de apoio no desenvolvimento educacional deles. Assim, este projeto busca desenvolver ações possíveis com as famílias-escola para um maior comprometimento e envolvimento sobre o tema.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/671
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [375]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback

 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

Login

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback