Mostrar el registro sencillo del ítem
TAREFA DE CASA COMO AÇÃO EDUCATIVA: UMA RELAÇÃO ENTRE A ESCOLA, O ALUNO E A FAMÍLIA
dc.contributor.author | SANT’ANNA, TATIANE KEILA | |
dc.date.accessioned | 2021-08-19T21:06:30Z | |
dc.date.available | 2021-08-19T21:06:30Z | |
dc.date.issued | 2020-03-24 | |
dc.identifier.other | Dissertação de mestrado | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/671 | |
dc.description.abstract | A presente dissertação tem como tema “Tarefa de Casa como Ação Educativa: Uma relação entre a Escola, o Aluno e a Família”, nas turmas do 3º e 4º Ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais em uma Escola da Rede Municipal de Ensino, localizada na zona rural do município de Presidente Kennedy/ES. Este estudo objetiva apresentar como ocorre a integração família e escola na visão dos pais ou responsáveis, alunos e professora no momento da tarefa de casa. Destaca-se como problemática o que se vivencia no dia a dia como docente, na ausência dos pais ou responsáveis fortemente notada e que vem interferindo no processo ensino aprendizagem. Em detrimento disso, percebe-se que os alunos precisam do apoio da família para o acompanhamento nas atividades escolares. Justifica-se este estudo pelo fato de se acreditar na importância da família e da escola caminharem juntas em busca de uma educação voltada para garantir o sucesso e a permanência do aluno na escola. Para tanto a metodologia da pesquisa empregou a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. Utilizou-se um roteiro de entrevista que foi aplicada a professora, aos pais ou responsáveis e aos alunos, na perspectiva de identificar a participação da família na vida escolar das crianças. Sendo assim, o estudo caracteriza-se por uma abordagem qualitativa. Pela análise realizada, constatou-se que a interação família e escola é imprescindível, pois a família, como espaço de orientação e construção da identidade de um indivíduo, deve promover juntamente com a escola uma parceria, uma relação dialógica, a fim de contribuir no desenvolvimento integral do aluno. Isso se observou nas falas dos entrevistados que em muitos aspectos foram unânimes. Acredita-se, então, que a integração entre família e escola pode ser considerada, se não a mais importante, um dos pontos principais para a melhoria da aprendizagem dos educandos. Esta relação deve ser baseada na busca incansável de um progresso no processo de ensino aprendizagem. Verifica-se que, a escola necessita que os pais sejam presentes, que se envolvam no processo escolar de seus filhos e que sejam à base de apoio no desenvolvimento educacional deles. Assim, este projeto busca desenvolver ações possíveis com as famílias-escola para um maior comprometimento e envolvimento sobre o tema. | pt_BR |
dc.subject | Tarefa de Casa; Família; Escola; Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | TAREFA DE CASA COMO AÇÃO EDUCATIVA: UMA RELAÇÃO ENTRE A ESCOLA, O ALUNO E A FAMÍLIA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |