Show simple item record

dc.contributor.authorPICINAT, SUANDER
dc.date.accessioned2021-08-19T21:01:58Z
dc.date.available2021-08-19T21:01:58Z
dc.date.issued2020-05-04
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/670
dc.description.abstractEsta pesquisa objetiva contribuir com discussões acerca de que forma o celular pode ser utilizado como ferramenta pedagógica para o ensino e a aprendizagem da Literatura Capixaba, em uma turma do 3º ano do Ensino Médio nas escolas públicas do Estado do Espírito Santo, conforme diretrizes do Currículo Básico da Escola Estadual. Para tal fim, foram utilizados referenciais que incorporam a tecnologia digital da informação e comunicação (TDIC) como suporte pedagógico para a prática dos professores e essencial como ferramenta de aproximação do aluno e sua realidade. Tem fundamento nas proposições elencadas por Marilda Aparecida Behrens acerca da aprendizagem colaborativa, a fim de estabelecer discussões sobre as possibilidades de inserção dos recursos e ferramentas digitais em projetos de ensino e aprendizagem, entre outros relacionados à temática, bem como em documentos oficiais que regem a educação brasileira. Referente à metodologia utilizada, a opção foi a abordagem qualitativa do tipo pesquisa colaborativa de Ibiapina. Os instrumentos de produção de dados foram entrevistas com professor na modalidade ensino presencial e observações exploratórias colaborativas em sala de aula. Por este trabalho estar vinculado a um Programa de Mestrado Profissional, foram desenvolvidos dois produtos educacionais: um perfil no site Wattpad sobre a produção literária capixaba de um escritor local, e uma unidade didática para ser validado junto à professora em sala. Dessa forma, esperamos que tais produtos educacionais possam elencar importantes contribuições para a prática pedagógica de professores do Ensino Médio. E ser também utilizado para as demais áreas e anos do ensino, de forma a elevar os diálogos acerca das tecnologias como ferramentas da atualidade, visando proporcionar uma formação melhor para os alunos em uma sociedade da informação e do conhecimento.pt_BR
dc.subjectUSO DO CELULAR COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA ENSINO E APRENDIZAGEM DA LITERATURA CAPIXABApt_BR
dc.titleUSO DO CELULAR COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA ENSINO E APRENDIZAGEM DA LITERATURA CAPIXABApt_BR
dc.typeOtherpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record