USO DO CELULAR COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA ENSINO E APRENDIZAGEM DA LITERATURA CAPIXABA
Resumen
Esta pesquisa objetiva contribuir com discussões acerca de que forma o celular
pode ser utilizado como ferramenta pedagógica para o ensino e a aprendizagem da
Literatura Capixaba, em uma turma do 3º ano do Ensino Médio nas escolas públicas
do Estado do Espírito Santo, conforme diretrizes do Currículo Básico da Escola
Estadual. Para tal fim, foram utilizados referenciais que incorporam a tecnologia
digital da informação e comunicação (TDIC) como suporte pedagógico para a prática
dos professores e essencial como ferramenta de aproximação do aluno e sua
realidade. Tem fundamento nas proposições elencadas por Marilda Aparecida
Behrens acerca da aprendizagem colaborativa, a fim de estabelecer discussões
sobre as possibilidades de inserção dos recursos e ferramentas digitais em projetos
de ensino e aprendizagem, entre outros relacionados à temática, bem como em
documentos oficiais que regem a educação brasileira. Referente à metodologia
utilizada, a opção foi a abordagem qualitativa do tipo pesquisa colaborativa de
Ibiapina. Os instrumentos de produção de dados foram entrevistas com professor na
modalidade ensino presencial e observações exploratórias colaborativas em sala de
aula. Por este trabalho estar vinculado a um Programa de Mestrado Profissional,
foram desenvolvidos dois produtos educacionais: um perfil no site Wattpad sobre a
produção literária capixaba de um escritor local, e uma unidade didática para ser
validado junto à professora em sala. Dessa forma, esperamos que tais produtos
educacionais possam elencar importantes contribuições para a prática pedagógica
de professores do Ensino Médio. E ser também utilizado para as demais áreas e
anos do ensino, de forma a elevar os diálogos acerca das tecnologias como
ferramentas da atualidade, visando proporcionar uma formação melhor para os
alunos em uma sociedade da informação e do conhecimento.