dc.description.abstract | A resolução de problemas vem aparecendo de forma inovadora como metodologia
para o ensino matemático em diversas pesquisas educacionais. Utilizada como uma
estratégia para desenvolver o raciocínio lógico e estimular a curiosidade dos
educandos, ela pode estabelecer conexões entre a teoria e a prática matemática. Com
o aumento do fracasso escolar evidenciado, principalmente na 1ª série do Ensino
Médio, é possível considerar que dentre as novas tendências em educação
matemática está a resolução de problemas, utilizando a etnomatemática, que merece
atenção, pois a partir dela existe a possibilidade de motivar o aluno para o “aprender
matemático”. Esta dissertação caracteriza-se como um estudo de caso, e teve como
objetivo desenvolver esta metodologia de ensino, a fim de verificar se a mesma
contribui positivamente para o processo de aprendizagem matemático. A observação
foi realizada na turma da 1ª série do Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino
Fundamental e Médio (EEEFM) “Presidente Kennedy”, localizada no município de
Presidente Kennedy (ES). Realizou-se o levantamento de dados quantitativos e
qualitativos, com duas turmas, por meio de seis oficinas, visando verificar a percepção
dos alunos em relação à resolução de problemas como metodologia, embasada no
método proposto por Pólya. Foram realizadas observações das oficinas e respostas
das atividades propostas na turma 1, o que possibilitou constatar que os alunos se
tornaram mais participativos e críticos ao analisar qualitativamente o desenvolvimento
das oficinas, e demonstraram evolução no aprendizado. Esta, por sua vez, foi
comprovada mediante a elevação das notas dos estudantes, que obtiveram
rendimento superior à turma 2 em que foi utilizada a metodologia tradicional. Assim
sendo, conclui-se que a resolução de problemas é uma ferramenta metodológica que
favorece a compreensão dos conteúdos, contribuindo para um aprendizado
significativo e prazeroso. | pt_BR |