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ENSINO FUNDAMENTAL: ROTATIVIDADE DOCENTE E O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NUMA ESCOLA MUNICIPAL EM SÃO MATEUS/ES
dc.contributor.author | SANTOS, RITA DE CÁSSIA | |
dc.date.accessioned | 2021-08-19T19:50:26Z | |
dc.date.available | 2021-08-19T19:50:26Z | |
dc.date.issued | 2020-02-27 | |
dc.identifier.other | Dissertação de mestrado | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/663 | |
dc.description.abstract | Este trabalho dissertativo traz como temática a melhoria no desempenho dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental em escola do município de São Mateus/ES, com grande rotatividade de professores durante cada ano letivo. Dessa forma, o problema constatado se baseia no seguinte questionamento: como uma escola municipal de Ensino Fundamental de São Mateus afere o processo ensino aprendizagem dos alunos do 1º ao 5º ano mediante rotatividade intensa de docentes a cada ano letivo? Para alcançar a resolução da problemática de estudo, o objetivo geral visa: demonstrar como ocorre o processo ensino-aprendizagem na escola X de Ensino Fundamental, em São Mateus/ES, face à intensa troca de professores a cada ano letivo. Entende-se a necessidade de desenvolver uma pesquisa que analise como o desempenho dos alunos do 1º. ao 5º. ano tem sido afetado ante a rotatividade de docentes efetivos na escola, principalmente pela questão da falta de vínculo que se forma a cada ano. A justificativa deste trabalho é o baixo índice de pesquisas que discutem esta questão, porque ao examinar as dissertações de Mestrado defendidas por essa instituição até o presente momento – menos de 20% delas abordam o referido assunto proposto. Também se justifica a busca por desenvolver um ensino aprendizagem centrado no aluno e em suas necessidades, independentemente de o professor ser efetivo ou não na instituição. A pesquisa desenvolvida foi a pesquisa ação, tendo como respaldo o fato da aproximação da pesquisadora com o ambiente pesquisado e o tema. Após a coleta e análise dos dados, conclui-se que a rotatividade é fator comprometedor do vínculo, mas se a escola tiver uma proposta de aproximação constante de seus docentes aos alunos do 1º ao 5º ano, essa agravante não será tão incisiva no desenvolvimento discente. Para isso, propôs-se como Produto Final projetos que insiram a família, os alunos e professores em atividades que os aproximem. | pt_BR |
dc.subject | Desempenho. Rotatividade. Ações interventivas. Vínculo. | pt_BR |
dc.title | ENSINO FUNDAMENTAL: ROTATIVIDADE DOCENTE E O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NUMA ESCOLA MUNICIPAL EM SÃO MATEUS/ES | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |