dc.description.abstract | Este estudo visou apresentar discussões sobre como os conflitos conjugais podem
influenciar no processo de ensino e aprendizagem da criança que está nas séries
iniciais, considerando que a maioria das famílias, em algum momento das trajetórias
delas, vivencia situações conflituosas, seja nas relações conjugais, parentais ou entre
irmãos. Para isso, foi realizada uma análise documental cujo campo de coleta de
dados abrange uma escola pública do Ensino Fundamental I e II da rede municipal de
Presidente Kennedy (ES). Como sujeitos desta dissertação foram pesquisados
professores de alunos do 3º ao 5º ano e a aplicação de questionários foi feita com
nove (9) educadores desse público-alvo, o que oportunizou perceber que alguns
alunos apresentam comportamentos inadequados, além de chegarem, em alguns
casos, até a reprovação. Com base nas respostas obtidas, viu-se a necessidade de
buscar estratégias pedagógicas mais eficazes para o desenvolvimento de uma ação
mais dinâmica. Dessa forma, pretende-se auxiliar os professores a conciliarem teoria
e prática com os alunos que evidenciam dificuldades de aprendizagem nos conteúdos
trabalhados. Além disso, para ampliar a possibilidade de vivenciar ações voltadas às
características individuais desses alunos, em função da associação entre o conflito
conjugal e o comportamento das crianças, promover a mediação e,
consequentemente, repensar a prática pedagógica em sala de aula. Visando atender
melhor aos alunos e as possibilidades de aprendizagem deles, como produto final
desta dissertação foi elaborado um guia didático com sugestões de orientações para
auxiliar os professores desses alunos com pais em conflitos familiares. | pt_BR |