Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMACHADO, MARILENE
dc.date.accessioned2021-08-19T19:22:59Z
dc.date.available2021-08-19T19:22:59Z
dc.date.issued2020-05-08
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/657
dc.description.abstractEste estudo visou apresentar discussões sobre como os conflitos conjugais podem influenciar no processo de ensino e aprendizagem da criança que está nas séries iniciais, considerando que a maioria das famílias, em algum momento das trajetórias delas, vivencia situações conflituosas, seja nas relações conjugais, parentais ou entre irmãos. Para isso, foi realizada uma análise documental cujo campo de coleta de dados abrange uma escola pública do Ensino Fundamental I e II da rede municipal de Presidente Kennedy (ES). Como sujeitos desta dissertação foram pesquisados professores de alunos do 3º ao 5º ano e a aplicação de questionários foi feita com nove (9) educadores desse público-alvo, o que oportunizou perceber que alguns alunos apresentam comportamentos inadequados, além de chegarem, em alguns casos, até a reprovação. Com base nas respostas obtidas, viu-se a necessidade de buscar estratégias pedagógicas mais eficazes para o desenvolvimento de uma ação mais dinâmica. Dessa forma, pretende-se auxiliar os professores a conciliarem teoria e prática com os alunos que evidenciam dificuldades de aprendizagem nos conteúdos trabalhados. Além disso, para ampliar a possibilidade de vivenciar ações voltadas às características individuais desses alunos, em função da associação entre o conflito conjugal e o comportamento das crianças, promover a mediação e, consequentemente, repensar a prática pedagógica em sala de aula. Visando atender melhor aos alunos e as possibilidades de aprendizagem deles, como produto final desta dissertação foi elaborado um guia didático com sugestões de orientações para auxiliar os professores desses alunos com pais em conflitos familiares.pt_BR
dc.subjectConflitos conjugais. Ensino e aprendizagem. Mediação. Filhos de pais separadospt_BR
dc.titleA INFLUÊNCIA DOS CONFLITOS CONJUGAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NAS SÉRIES INICIAISpt_BR
dc.typeOtherpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples