• English
    • español
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A INFLUÊNCIA DOS CONFLITOS CONJUGAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NAS SÉRIES INICIAIS

Thumbnail
View/Open
Dissertação de Mestrado (1.433Mb)
Date
2020-05-08
Author
MACHADO, MARILENE
Metadata
Show full item record
Abstract
Este estudo visou apresentar discussões sobre como os conflitos conjugais podem influenciar no processo de ensino e aprendizagem da criança que está nas séries iniciais, considerando que a maioria das famílias, em algum momento das trajetórias delas, vivencia situações conflituosas, seja nas relações conjugais, parentais ou entre irmãos. Para isso, foi realizada uma análise documental cujo campo de coleta de dados abrange uma escola pública do Ensino Fundamental I e II da rede municipal de Presidente Kennedy (ES). Como sujeitos desta dissertação foram pesquisados professores de alunos do 3º ao 5º ano e a aplicação de questionários foi feita com nove (9) educadores desse público-alvo, o que oportunizou perceber que alguns alunos apresentam comportamentos inadequados, além de chegarem, em alguns casos, até a reprovação. Com base nas respostas obtidas, viu-se a necessidade de buscar estratégias pedagógicas mais eficazes para o desenvolvimento de uma ação mais dinâmica. Dessa forma, pretende-se auxiliar os professores a conciliarem teoria e prática com os alunos que evidenciam dificuldades de aprendizagem nos conteúdos trabalhados. Além disso, para ampliar a possibilidade de vivenciar ações voltadas às características individuais desses alunos, em função da associação entre o conflito conjugal e o comportamento das crianças, promover a mediação e, consequentemente, repensar a prática pedagógica em sala de aula. Visando atender melhor aos alunos e as possibilidades de aprendizagem deles, como produto final desta dissertação foi elaborado um guia didático com sugestões de orientações para auxiliar os professores desses alunos com pais em conflitos familiares.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/657
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback

 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

Login

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback