EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL DO ENSINO FUNDAMENTAL
Abstract
A Educação Ambiental é fundamental para uma conscientização das pessoas em re lação ao mundo em que vivem e para que possam elas ter cada vez melhor qualidade
de vida, sem desrespeitar o meio ambiente. A proposta é repensar a relação do ser
humano com o meio ambiente e com os recursos oferecidos pela natureza, sugerindo
outros olhares comportamentais, a fim de que a busca pelo equilíbrio esteja sempre
presente entre o ser humano e a natureza. Sendo assim, esta pesquisa buscou com preender de que formas são aplicadas as práticas ambientais com os alunos do 8º
ano do Ensino Fundamental, numa escola em tempo integral em Cachoeiro de Itape mirim, mediante as premissas estabelecidas pela resolução CNE nº2, de 15/02/12.
Dialoga-se com autores como Martins (2004), Minayo (2008), Bardin (1977), Bonfin
(2008), Reigota (1994; 1998; 2010), Moreira (2006), Lefevre (2010), Oliveira (2011),
Huberman (2000), Sorrentino (2005), Dias (2003; 2004), Freire (1975), os quais con tribuíram com suas ideias e obras sobre o tema. A metodologia utilizada para funda mentar toda esta pesquisa foram: a revisão bibliográfica e a pesquisas em campo, que
se constituíram de observação, coleta e análise de dados, através de visitas in loco e
aplicação de questionário. A análise dos resultados obtidos permitiu concluir que a
escola tem inserido em seu âmbito práticas docentes com temas alusivos à Educação
Ambiental, através de projetos e ações, não apenas com os alunos do 8º ano, mas
com todas as turmas da escola.