• English
    • español
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL DO ENSINO FUNDAMENTAL

Thumbnail
View/Open
Dissertação de Mestrado (1.481Mb)
Date
2020-08-04
Author
SPINOLA, MARCOS
Metadata
Show full item record
Abstract
A Educação Ambiental é fundamental para uma conscientização das pessoas em re lação ao mundo em que vivem e para que possam elas ter cada vez melhor qualidade de vida, sem desrespeitar o meio ambiente. A proposta é repensar a relação do ser humano com o meio ambiente e com os recursos oferecidos pela natureza, sugerindo outros olhares comportamentais, a fim de que a busca pelo equilíbrio esteja sempre presente entre o ser humano e a natureza. Sendo assim, esta pesquisa buscou com preender de que formas são aplicadas as práticas ambientais com os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, numa escola em tempo integral em Cachoeiro de Itape mirim, mediante as premissas estabelecidas pela resolução CNE nº2, de 15/02/12. Dialoga-se com autores como Martins (2004), Minayo (2008), Bardin (1977), Bonfin (2008), Reigota (1994; 1998; 2010), Moreira (2006), Lefevre (2010), Oliveira (2011), Huberman (2000), Sorrentino (2005), Dias (2003; 2004), Freire (1975), os quais con tribuíram com suas ideias e obras sobre o tema. A metodologia utilizada para funda mentar toda esta pesquisa foram: a revisão bibliográfica e a pesquisas em campo, que se constituíram de observação, coleta e análise de dados, através de visitas in loco e aplicação de questionário. A análise dos resultados obtidos permitiu concluir que a escola tem inserido em seu âmbito práticas docentes com temas alusivos à Educação Ambiental, através de projetos e ações, não apenas com os alunos do 8º ano, mas com todas as turmas da escola.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/653
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback

 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

Login

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback