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dc.contributor.authorPASSABÃO, MARCELINE
dc.date.accessioned2021-08-19T15:02:09Z
dc.date.available2021-08-19T15:02:09Z
dc.date.issued2020-05-29
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/652
dc.description.abstractNa escola, é comum que as crianças passem um período de 5 horas por dia sentadas, em posturas estáticas. Deste modo, acabam adotando posturas inadequadas para ler e copiar do quadro. Considerando que as crianças estão em um período de maturação do sistema osteomuscular, comportamentos inadequados podem causar uma sobrecarga biomecânica, propiciando o surgimento de alterações posturais e dor. Diante disso, o objetivo deste estudo foi explicitar a prevalência de dor em alunos do Ensino Fundamental II da rede pública do município de Presidente Kennedy-ES, verificar os fatores que mais impedem a boa postura dos alunos, por meio da identificação de fatores de risco, para promover a educação postural. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com procedimentos do tipo observação participante, para aplicação de instrumento de coleta de dados, os quais foram abordados por meio de gráficos e interpretados à luz do referencial teórico. Foram selecionados 49 estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental II, os quais responderam um questionário com o objetivo de coletar dados referentes à dor e identificar possíveis fatores de risco. Os resultados mostram elevada prevalência de dor na coluna vertebral (57%) e em outros locais, como ombros e nuca. Houve relatos de dor ocasional, entretanto, presente há mais de 1 ano. Os achados indicam que o mobiliário é inadequado para os alunos, uma vez que a maioria relatou não conseguir apoiar os pés totalmente, encostar as costas na cadeira e apoiar os ombros na mesa, sem elevá-los. Assim, os aspectos ergonômicos do mobiliário são pouco considerados durante a aquisição ou distribuição na escola. Com relação à mochila, identificamos que a maioria carrega de forma inadequada e relata dor ao transportá-la. Defendemos, pois, a inserção do fisioterapeuta na rede municipal de educação, favorecendo projetos para a educação postural. Como produto final, será criado um guia de informações sobre educação postural, o qual será veiculado na página da web de um jornal do município de Presidente Kennedy-ES. Como conclusão, achados indicam fatores de risco na amostra, os quais podem ser atenuados por meio de um projeto de educação postural na escola. Ressaltamos a necessidade de conscientizar os professores e os responsáveis sobre a importância da postura adequada, tanto para saúde quanto para o desempenho escolar.pt_BR
dc.subjectDesvio postural; Educação postural; Sensibilização; Intervenção.pt_BR
dc.titleA IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO POSTURAL EM ALUNOS DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE KENNEDY- ESpt_BR


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