Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBATISTA, JOSETE
dc.date.accessioned2021-08-19T13:12:54Z
dc.date.available2021-08-19T13:12:54Z
dc.date.issued2020-04-30
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/645
dc.description.abstractA busca por assegurar a formação de leitores conscientes, críticos e ativos, na convicção de que a leitura é mais um processo complexo a ser desenvolvido com os alunos, em sala de aula (e menos uma simples questão de decodificação de textos), foi o cerne da investigação desta dissertação. O campo consolidou-se em turmas do 4º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública municipal localizada no município de Presidente Kennedy, no Sul do Espírito Santo. Para isso, tomou-se como referência os conhecimentos teóricos adquiridos sobre o tema em questão. O percurso metodológico incluiu pesquisa-ação e intervenção em sala de aula, com base na literatura infantil, entrecruzando-se o desenvolvimento de oficinas de estratégias de leitura com literatura infantil. As estratégias de leitura, aplicadas em textos narrativos, evidenciaram-se como recursos importantes e eficientes para se enfrentar a atividade de leitura com competência e interesse. Além disso, abriram caminho para os leitores utilizarem-nas de forma autônoma em outros textos. O objetivo da pesquisa foi a verificação de como uma prática sistematizada sobre o ensino das estratégias de leitura com livros de literatura infantil pode contribuir para a compreensão e fruição leitora. O aporte teórico pautou-se no estudo das estratégias de compreensão leitora de Solé (1998; 2016), além do arcabouço dos ensinamentos de Souza et al. (2010), relacionados às oficinas práticas de estratégias de leitura com textos de literatura voltada para o público infantil. Além disso, houve respaldo também nas ideias de Soares (1998; 2003; 2004; 2006; 2009), Zilberman (1998; 2004; 2009), Cosson (2006; 2007), Lajolo (1998), entre outros, visando a formação de um leitor consciente, crítico e ativo, que entende o que lê e por que lê. Dessa forma, como produto final chegou se à elaboração de uma sugestão de guia didático que possa colaborar com o trabalho do professor nesse processo de formação de leitores autônomos, capazes de ler e compreender diferentes tipos de texto.pt_BR
dc.subjectEstratégias de Leitura. Compreensão leitora. Leitura literária. Literatura infantilpt_BR
dc.titleO ENSINO DAS ESTRATÉGIAS DE COMPREENSÃO LEITORA COM LIVROS INFANTISpt_BR
dc.typeOtherpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples