Mostrar el registro sencillo del ítem
O ENSINO DAS ESTRATÉGIAS DE COMPREENSÃO LEITORA COM LIVROS INFANTIS
dc.contributor.author | BATISTA, JOSETE | |
dc.date.accessioned | 2021-08-19T13:12:54Z | |
dc.date.available | 2021-08-19T13:12:54Z | |
dc.date.issued | 2020-04-30 | |
dc.identifier.other | Dissertação de mestrado | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/645 | |
dc.description.abstract | A busca por assegurar a formação de leitores conscientes, críticos e ativos, na convicção de que a leitura é mais um processo complexo a ser desenvolvido com os alunos, em sala de aula (e menos uma simples questão de decodificação de textos), foi o cerne da investigação desta dissertação. O campo consolidou-se em turmas do 4º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública municipal localizada no município de Presidente Kennedy, no Sul do Espírito Santo. Para isso, tomou-se como referência os conhecimentos teóricos adquiridos sobre o tema em questão. O percurso metodológico incluiu pesquisa-ação e intervenção em sala de aula, com base na literatura infantil, entrecruzando-se o desenvolvimento de oficinas de estratégias de leitura com literatura infantil. As estratégias de leitura, aplicadas em textos narrativos, evidenciaram-se como recursos importantes e eficientes para se enfrentar a atividade de leitura com competência e interesse. Além disso, abriram caminho para os leitores utilizarem-nas de forma autônoma em outros textos. O objetivo da pesquisa foi a verificação de como uma prática sistematizada sobre o ensino das estratégias de leitura com livros de literatura infantil pode contribuir para a compreensão e fruição leitora. O aporte teórico pautou-se no estudo das estratégias de compreensão leitora de Solé (1998; 2016), além do arcabouço dos ensinamentos de Souza et al. (2010), relacionados às oficinas práticas de estratégias de leitura com textos de literatura voltada para o público infantil. Além disso, houve respaldo também nas ideias de Soares (1998; 2003; 2004; 2006; 2009), Zilberman (1998; 2004; 2009), Cosson (2006; 2007), Lajolo (1998), entre outros, visando a formação de um leitor consciente, crítico e ativo, que entende o que lê e por que lê. Dessa forma, como produto final chegou se à elaboração de uma sugestão de guia didático que possa colaborar com o trabalho do professor nesse processo de formação de leitores autônomos, capazes de ler e compreender diferentes tipos de texto. | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de Leitura. Compreensão leitora. Leitura literária. Literatura infantil | pt_BR |
dc.title | O ENSINO DAS ESTRATÉGIAS DE COMPREENSÃO LEITORA COM LIVROS INFANTIS | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |