A RELAÇÃO DA EVASÃO ESCOLAR DO ADOLESCENTE E SUA ENTRADA NA CRIMINALIDADE.
Resumen
A segurança pública sempre foi um assunto extremamente debatido e polêmico em
nosso país. Os debates acalorados da sociedade e até análises de especialistas,
antropólogos e sociólogos sobre o tema, vêm discutindo medidas a fim de sanar este
problema. No entanto, o que mais se percebe, é uma busca imediatista de nossa
sociedade para este problema. Tais aparentes soluções geralmente não buscam
entender o motivo da criminalidade e sim, deter o bandido ou puni-lo. Sendo assim, é
preciso realizar uma reflexão, acerca do que leva o jovem a se inserir no mundo do
crime. Contribuir com informações que permitam entender o perfil do aluno
socioeducando e como a evasão escolar colabora para os jovens a se ingressarem
na criminalidade. Sendo assim, o objetivo geral desta dissertação é contribuir com
informações que permitam entender o perfil do aluno socioeducando e como a evasão
escolar colabora para os jovens a se ingressarem na criminalidade. Neste contexto,
este trabalho fez uma abordagem dos conceitos literais de adolescência e além disto,
estabeleceu-se uma relação entre o perfil do adolescente com sua entrada na
criminalidade. Para tal, foi elaborada uma pesquisa documental, para levantamento
de dados dos perfis da população socio-educanda da Unidade de Internação
Socioeducativa UNIS, do complexo IASES, localizado em Cariacica-ES, aplicou-se
um questionário aos internos, afim de compreendermos diversas questões referentes
a evasão escolar e a entrada na criminalidade. Diante o exposto, conclui-se que os
internos desta UNIS são, em sua maioria, autodeclarados pardos ou negros
envolvidos com o consumo ou tráfico de entorpecentes e que a entrada destes jovens
na criminalidade foi mais influenciada pelos seus amigos do que pela família. Para
amenizar os problemas da ressocialização destes jovens e adolescentes, foi realizada
a proposta de implementação concomitante do sistema de ensino EJA com a
escolarização regular, e a inserção de inserção de oficinas permanentes de futebol e
voleibol no contra turno da escolarização.