Mostrar el registro sencillo del ítem
POLÍTICAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE SOBRE O PRODES-PK E SEUS IMPACTOS SOCIAIS A PARTIR DE NARRATIVAS DE EGRESSOS
dc.contributor.author | BARRETO, FABIULA | |
dc.date.accessioned | 2021-08-18T19:32:49Z | |
dc.date.available | 2021-08-18T19:32:49Z | |
dc.date.issued | 2020-05-08 | |
dc.identifier.other | Dissertação de mestrado | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/633 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo geral analisar as políticas educacionais de incentivo para educação de nível superior implementadas Programa de Desenvolvimento do Ensino Superior e Técnico no Município de Presidente Kennedy (PRODES-PK) e seus impactos na trajetória de egressos do programa. E especificos: Discutir as políticas públicas de acesso ao ensino superior a nível de Brasil; descrever a trajetórias de egressos do PRODES-PK a partir de narrativas de egressos no programa. Trata-se de um estudo descrito e exploratório de abordagem qualitivativa. Almeja-se trazer potencialidades para o programa e contribuir para o seu melhor funcionamento. O Programa de Ensino Superior e Técnico no Município de Presidente Kennedy (PRODES-PK) tem sido um mecanismo sociopolítico imperioso para qualificação profissional dos munícipes, possibilitando a igualdade social. Realizou-se uma revisão bibliográfica de artigos e legislações sobre as políticas públicas de acesso ao ensino superior no Brasil. Em seguida foi realizado uma análise documental nas Legislações de regulamentam o PRODES e suas mudanças ao longo dos anos. Ainda foi realizada uma pesquisa de campo, foram entrevistados 25 egressos do programa, com um roteiro semiestruturado. Constatou- se que na visão dos sujeitos que participaram deste estudo o PRODES-PK trouxe impactos sociais para vida dos egressos, mudanças culturais para o Município de Presidente Kennedy, mostrando a importância do apoio familiar durante a graduação, as famílias que conseguiram sair da zona de risco social deixando de ser usuários do CRAS e CREAS não tendo mais necessidade de serem inseridas no PAIF e PAEFI. As narrativas apontaram como as desigualdades sociais limitam as oportunidades e os projetos de vida dos jovens pobres. Ainda se mostra necessário fomentação de políticas de desenvolvimento local na geração de emprego no município | pt_BR |
dc.subject | PRODES; Políticas Públicas; Ensino Superior; Qualificação Profissional; e Acesso à Educação. | pt_BR |
dc.title | POLÍTICAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE SOBRE O PRODES-PK E SEUS IMPACTOS SOCIAIS A PARTIR DE NARRATIVAS DE EGRESSOS | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |