POLÍTICAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE SOBRE O PRODES-PK E SEUS IMPACTOS SOCIAIS A PARTIR DE NARRATIVAS DE EGRESSOS
Abstract
O presente trabalho tem como objetivo geral analisar as políticas educacionais de
incentivo para educação de nível superior implementadas Programa de
Desenvolvimento do Ensino Superior e Técnico no Município de Presidente Kennedy
(PRODES-PK) e seus impactos na trajetória de egressos do programa. E especificos:
Discutir as políticas públicas de acesso ao ensino superior a nível de Brasil;
descrever a trajetórias de egressos do PRODES-PK a partir de narrativas de
egressos no programa. Trata-se de um estudo descrito e exploratório de abordagem
qualitivativa. Almeja-se trazer potencialidades para o programa e contribuir para o
seu melhor funcionamento. O Programa de Ensino Superior e Técnico no Município
de Presidente Kennedy (PRODES-PK) tem sido um mecanismo sociopolítico
imperioso para qualificação profissional dos munícipes, possibilitando a igualdade
social. Realizou-se uma revisão bibliográfica de artigos e legislações sobre as
políticas públicas de acesso ao ensino superior no Brasil. Em seguida foi realizado
uma análise documental nas Legislações de regulamentam o PRODES e suas
mudanças ao longo dos anos. Ainda foi realizada uma pesquisa de campo, foram
entrevistados 25 egressos do programa, com um roteiro semiestruturado. Constatou- se que na visão dos sujeitos que participaram deste estudo o PRODES-PK trouxe
impactos sociais para vida dos egressos, mudanças culturais para o Município de
Presidente Kennedy, mostrando a importância do apoio familiar durante a graduação, as famílias que conseguiram sair da zona de risco social deixando de ser usuários
do CRAS e CREAS não tendo mais necessidade de serem inseridas no PAIF e
PAEFI. As narrativas apontaram como as desigualdades sociais limitam as
oportunidades e os projetos de vida dos jovens pobres. Ainda se mostra necessário
fomentação de políticas de desenvolvimento local na geração de emprego no
município