Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorPACHECO, FÁBIA
dc.date.accessioned2021-08-18T18:46:50Z
dc.date.available2021-08-18T18:46:50Z
dc.date.issued2020-04-15
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/631
dc.description.abstractEsta dissertação aborda sobre as estratégias de interação entre leitor e texto no processo da leitura de Histórias em Quadrinhos (HQs), na prática em sala de aula. A pesquisa teve caráter qualitativo pautado na pesquisa-ação, na versão de Barbier (2007) e Thiollent (2011), na qual a pesquisadora atuou como professora mediadora da compreensão leitora. A coleta de dados foi efetuada em uma escola da rede pública, localizada no Sul do Estado do Espírito Santo, com alunos do Ensino Fundamental II, nas turmas do 7º ano. O objetivo desta dissertação foi entender a importância das estratégias de interação na relação entre leitor e texto no processo da leitura de Histórias em Quadrinhos na prática da sala de aula. Para isso foi realizada uma oficina de leitura de HQs e aplicado um questionário. A análise do conteúdo coletado foi à luz de teóricos como Solé (1998), Kleiman (2000), Santos (2001), Lajolo (2004), Eisner (1999), Ramos e Vergueiro (2018), Postema, (2018), Cirne (2000) e Ramos (2009). E esses autores foram suporte para a produção de uma cartilha com oficinas de leitura de HQs. Em relação ao desenvolvimento da pesquisa, optou-se por abordar a relação entre texto e leitor e aplicar as estratégias de leitura, com base na concepção de Solé (1998) e Kleiman (2012). As análises indicaram que as estratégias de leitura permitem ao discente posicionar-se de maneira efetiva e reflexiva para lidar com o texto e compreendê-lo. Tendo como pressuposto que as HQs possibilitam à criança conhecimentos sobre as linguagens visual e escrita, pesquisou-se, então, como ajudar os educandos a interagirem com o texto usando estratégias de leitura. Portanto, com base nos resultados encontrados, acredita-se que esta pesquisa contribui para que o educador crie situações de aprendizagem a partir do uso das HQs, ferramentas que contribuem para alcançar a autonomia leitora, bem como, corroboram para a compreensão de diferentes contextos, além de inúmeras linguagens e estratégias que podem ser exploradas pelo educando.pt_BR
dc.subjectEstratégias de leitura. Quadrinhos. Educação. Leitura.pt_BR
dc.titleLEITURA DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E AS ESTRATÉGIAS DE INTERAÇÃO ENTRE TEXTO E LEITOR NAS TURMAS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.typeOtherpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem