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dc.contributor.authorASSIS, DELVIK
dc.date.accessioned2021-08-18T18:32:40Z
dc.date.available2021-08-18T18:32:40Z
dc.date.issued2020-02-21
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/627
dc.description.abstractA educação financeira, embora descrita em normativas educacionais, ainda não é efetivamente uma disciplina curricular. O objetivo geral pesquisa investiga como a educação financeira tem sido compreendida por alunos do ensino médio e por professores que atuam em uma unidade de ensino em tempo integral Escola Viva em Colatina/Espírito Santo. A literatura nacional discute a educação financeira em diferentes abordagens e com diversificados objetivos. Pretendeu-se, trazer à tona as percepções e compreensões desses alunos e como a vivência com esse conteúdo pode ser trabalhado em sala de aula e em sua formação. A metodologia aplicada para a produção textual e coleta de dados selecionou 46 produções acadêmicas com tema sobre educação financeira tomando como base de discussão a Análise Crítico Documental, de Marc Bloch. Para a coleta de dados da pesquisa foram utilizados como instrumentos tempestades de ideias, nuvem de palavras, esquetes;fotografias, vídeos, diários campo, produzidos diariamente após as intervenções, além de entrevistas com os profissionais da educação, nas dependências do Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Conde de Linhares, conhecida como Escola Viva, localizada no município de Colatina, Espírito Santo. Os resultados obtidos indicam que os alunos demonstram predisposição para a aprendizagem de educação financeira se motivados com uma dinâmica atrativa e motivadora e os professores procuram inserir a temática em suas disciplinas conforme a disponibilidade que o conteúdo oferece, mas não de forma abrangente ou com maior grau de profundidade que o assunto requer e exige. Pode-se concluir que a educação financeira pode contribuir para a formação crítica e cidadão do aluno com o professor direcionando as informações para o uso consciente do dinheiro, compreender que a realização de sonhos e projetos pode ser facilitada a partir do momento em que se adota um comportamento consciente em relação a administração das finanças pessoais, além de se estar preparado para eventos fora da rotina que podem ser melhor enfrentados quando se faz uso dos conceitos da educação financeira.pt_BR
dc.subjectEducação Financeira. Ensino Médio. Escola Vivapt_BR
dc.titlePROPOSIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO: DA FORMAÇÃO DOS ALUNOS AO OLHAR DOS PROFESSORESpt_BR
dc.typeOtherpt_BR


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