PROPOSIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO: DA FORMAÇÃO DOS ALUNOS AO OLHAR DOS PROFESSORES
Abstract
A educação financeira, embora descrita em normativas educacionais, ainda não é
efetivamente uma disciplina curricular. O objetivo geral pesquisa investiga como a
educação financeira tem sido compreendida por alunos do ensino médio e por
professores que atuam em uma unidade de ensino em tempo integral Escola Viva em
Colatina/Espírito Santo. A literatura nacional discute a educação financeira em
diferentes abordagens e com diversificados objetivos. Pretendeu-se, trazer à tona as
percepções e compreensões desses alunos e como a vivência com esse conteúdo
pode ser trabalhado em sala de aula e em sua formação. A metodologia aplicada para
a produção textual e coleta de dados selecionou 46 produções acadêmicas com tema
sobre educação financeira tomando como base de discussão a Análise Crítico
Documental, de Marc Bloch. Para a coleta de dados da pesquisa foram utilizados
como instrumentos tempestades de ideias, nuvem de palavras, esquetes;fotografias,
vídeos, diários campo, produzidos diariamente após as intervenções, além de
entrevistas com os profissionais da educação, nas dependências do Centro Estadual
de Ensino Médio em Tempo Integral Conde de Linhares, conhecida como Escola Viva,
localizada no município de Colatina, Espírito Santo. Os resultados obtidos indicam que
os alunos demonstram predisposição para a aprendizagem de educação financeira se
motivados com uma dinâmica atrativa e motivadora e os professores procuram inserir
a temática em suas disciplinas conforme a disponibilidade que o conteúdo oferece,
mas não de forma abrangente ou com maior grau de profundidade que o assunto
requer e exige. Pode-se concluir que a educação financeira pode contribuir para a
formação crítica e cidadão do aluno com o professor direcionando as informações
para o uso consciente do dinheiro, compreender que a realização de sonhos e projetos
pode ser facilitada a partir do momento em que se adota um comportamento
consciente em relação a administração das finanças pessoais, além de se estar
preparado para eventos fora da rotina que podem ser melhor enfrentados quando se
faz uso dos conceitos da educação financeira.