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O lúdico na educação infantil: desafios de uma pedagogia libertadora nas aulas de Educação Física
dc.contributor.author | NASCIMENTO, CLARICE | |
dc.date.accessioned | 2021-08-18T17:57:50Z | |
dc.date.available | 2021-08-18T17:57:50Z | |
dc.date.issued | 2020-04-27 | |
dc.identifier.other | Dissertação de mestrado | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/622 | |
dc.description.abstract | A inclusão da disciplina de Educação Física no município de São Mateus – ES, na modalidade Educação Infantil é relativamente recente, data do ano de 2016; diante disto, os desafios dos profissionais ali inseridos são grandes e constantes. Tendo em vista que a educação brasileira, de modo geral, foi intensamente baseada nos ideais do patrono da educação, Paulo Freire, que defendia a chamada “Educação Libertadora”, que de maneira simplificada, defende que o aluno tenha total liberdade nos mecanismos ensino-aprendizagem. Desenvolvendo através desta sua própria vivência, sua visão crítica-social e levando-se em conta as atuais e acirradas discussões acerca dos papéis sociais entre o masculino e o feminino. Tornar-se minimamente curioso imaginar como se procede a compreensão dos professores de Educação Física diante dos desafios ao oferecer o brincar de maneira lúdica e libertadora às crianças, proporcionando atividades pautadas em descobertas e sensações próprias sem ditar a estas, regras de comportamento restrito a um papel social demarcado de masculinidade e/ou feminilidade. Diante disto, desenvolveu-se o presente estudo, realizado através de entrevistas com os profissionais de educação física do município de São Mateus/ES. Visando responder o questionamento acima, buscou-se investigar as brincadeiras e brinquedos oferecidos às crianças, dos Centros de Educação Infantil Municipal (CEIMs) do perímetro urbano do município de São Mateus. Além de discutir com o profissional de Educação Física quais as contribuições do lúdico na perspectiva do Município e se o brincar é desenvolvido na forma libertadora como forma de contribuição da formação de indivíduos críticos nos CEIMs. Com base nestas informações, encaminhou-se à secretaria de educação do município de São Mateus um relatório com as informações necessárias, baseada nas entrevistas realizadas com os profissionais de Educação Física do município, com a finalidade de aprimorar as Formações Continuadas em Serviço, compreendendo o brincar de forma lúdica e libertária. Foram, ao todo, 19 profissionais consultados, e as entrevistas aconteceram de modo individual, entre os meses de novembro e dezembro de 2019, onde o diálogo entre a pesquisadora e os professores foi pautado por um questionário aberto (apêndice A) que permitiu uma conversa descontraída e reveladora que evidenciou a necessidade de se investir em informação e discussões nesta área, uma vez que, ainda se tem muito preconceito e insegurança que engloba toda a comunidade escolar. Principalmente, ao tratar de educação infantil, onde a família se faz mais presente na escola, porém, suas abordagens também ficam mais claras nas falas e preferências das crianças. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva com entrevistas gravadas através de diálogos informais e espontâneos, com auxílio de questionário aberto, utilizado apenas como ponto de apoio para condução da pesquisa/entrevista. Durante o diálogo entre os sujeitos da pesquisa e o pesquisador (APÊNDICE A), desta forma, coletou-se depoimentos e relatos de experiências que nortearam as ideias centrais da pesquisa, com os profissionais que atuam com o público-alvo descrito. Pretende-se com o presente estudo, deixar evidente a dificuldade que ainda se tem nos educandários, de fornecer uma educação libertadora, nos moldes que Paulo Freire descreve em seus variados estudos e livros. Ou seja, formativa 8 para a vida com criticidade e baseada na vivência do aluno, devido a falta de informação ou embasamento teórico de qualidade para que os profissionais também sintam-se livres para propor brincadeiras, jogos e liberar o acesso a brinquedos sem sentir-se pressionados em favorecer ou proteger este ou aquele gênero. Ou ainda, ser agente mantenedor de práticas que revelam e mantem uma sociedade machista, misógina e preconceituosa. Faz-se então um convite a desconstrução desse modelo, para que se rompa por completo na sociedade e que tenhamos futuramente, uma geração mais abrangente e critica. | pt_BR |
dc.subject | Brincadeira. Educação Libertadora. Gênero. Professores de Educação Física. Vivências. | pt_BR |
dc.title | O lúdico na educação infantil: desafios de uma pedagogia libertadora nas aulas de Educação Física | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |