AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL EM PRESIDENTE KENNEDY-ES
Abstract
A pesquisa apresenta como justificativa a necessidade de verificar entre os
professores regentes das séries iniciais do ensino fundamental se o uso da avaliação
diagnóstica, aplicada pelo município de Presidente Kennedy, contribui positivamente
no processo de aprendizagem dos alunos, levando em consideração a busca pela
qualidade do ensino. Diante disso, o problema do estudo trata de aferir se houve
contribuição na avaliação diagnostica (Simulado Municipal), realizada pela Secretaria
Municipal do município no processo de alfabetização de alunos nas turmas de Ensino
Fundamental séries iniciais, nas EMEIEF “Bery Barreto de Araújo” e EMEIEF “Vilmo
Ornelas Sarlo”. Para solucionar a indagação apresentada, o objetivo da pesquisa se
estabelece no suscitar da compreensão da avaliação diagnóstica implementada pela
SEME/PK, bem como investigar a qualidade da contribuição dentro do processo de
alfabetização. Utilizou-se a metodologia de pesquisa qualitativa e descritiva, por meio
da coleta de dados, pela aplicação de questionários aos professores das referidas
escolas, buscando-se vestígios de expressão de ideias, sentimentos e interesses em
relação aos objetivos da avaliação. Mediante os resultados da pesquisa foi possível
concluir que todo o processo que envolve o programa de Avaliação Diagnóstica da
SEME/PK apresenta intercorrências várias que impedem a que os objetivos dessas
avaliações sejam alcançados plenamente. Dentre as questões que concorrem para a
não efetivação da premissa ensejada na proposição da avaliação insere-se a grande
quantidade de avaliações, falta de suporte pedagógico, pouco tempo para as ações
interventivas e a ideia de fiscalização quanto ao cumprimento do currículo a qualquer
custo. Como produto final sugerimos a aplicação da formação continuada, para
capacitar os professores sobre a prática de ensino significativa, que compreenda a
avaliação diagnóstica e sua contribuição dentro do processo de alfabetização de
alunos do Ensino Fundamental séries iniciais.