EJA: EVASÃO ESCOLAR EM UMA UNIDADE MUNICIPAL DE ENSINO DE PRESIDENTE KENNEDY/ES – ESTUDO DE CASO
Abstract
O estudo tem como objetivo apresentar os motivos que causam a evasão de alunos
Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental de Jaqueira “Bery
Barreto de Araújo, de Presidente Kennedy, buscando identificar os indivíduos que
procuram a modalidade de ensino EJA, bem como os motivos que influenciam o
abandono e o retorno escolar na unidade de ensino. O referencial teórico tem como
base autores que teorizam o referido tema, bem como outros pesquisadores. A
pesquisa realizou-se por meio de estudo de caso, tendo como instrumento principal a
coleta de dados, efetuada por meio de uma abordagem qualitativa e exploratória que
foi feita através da aplicação de questionários estruturados com alunos e professores
da EJA. Concluímos que a temática continua sendo um desafio para os educadores
locais, que devem procurar entender os motivos que gera, a evasão, dada a
multiplicidade de fatores causais. Compete à escola incentivar os alunos a dar
continuidade aos estudos, orientando-os para que melhor se ajustem às suas
necessidades estudantis, pessoais e profissionais.