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dc.contributor.authorGoes, Anderson Bonatto
dc.contributor.authorConcecio, Tiago Dos Santos
dc.date.accessioned2021-06-09T22:32:03Z
dc.date.available2021-06-09T22:32:03Z
dc.date.issued2016-07-01
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/382
dc.description.abstractA educação psicomotora discutida em uma dimensão mais ampla da educação se faz presente no conhecimento que se relaciona com a vida, pois proporciona descobertas do mundo exterior, do modo objetivo, das coisas como um todo, assim como está diretamente relacionado às descobertas do mundo interno, mais precisamente presentes no autocontrole, autoconhecimento e auto-organização; que juntos compõem fatores básicos e importantíssimos ao desenvolvimento. Está intrinsecamente ligada à personalidade, organização através das atividades humanas de relação, realização e a criação e à sua expressão. Compreendem aspectos intelectuais, que compreende o pensar, motores – que abrange o agir-, e emocionais, que define o sentir, tudo isso respaldado em uma dialética que se baseia em fundamentos sociais, psicológicos e orgânicos do ser humano, aqui especificamente da criança, levando em conta toda sua subjetividade e complexidade. É na infância que a fase mais importante do desenvolvimento acontece, e é preciso ter cautela com essa fase, que abrange o motor, cognitivo, afetivo, e principalmente a psicomotricidade. Nesse sentido, este trabalho abordará a importância da psicomotricidade e da relevância do profissional de educação física neste processo, com enfoque nas séries iniciais do ensino fundamental.pt_BR
dc.subjectInfância, desenvolvimento, psicomotricidade.pt_BR
dc.titlePSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
dc.typeWorking Paperpt_BR


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