PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Visualizar/ Abrir
Data
2016-07-01Autor
Goes, Anderson Bonatto
Concecio, Tiago Dos Santos
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A educação psicomotora discutida em uma dimensão mais ampla da educação se
faz presente no conhecimento que se relaciona com a vida, pois proporciona
descobertas do mundo exterior, do modo objetivo, das coisas como um todo, assim
como está diretamente relacionado às descobertas do mundo interno, mais
precisamente presentes no autocontrole, autoconhecimento e auto-organização; que
juntos compõem fatores básicos e importantíssimos ao desenvolvimento. Está
intrinsecamente ligada à personalidade, organização através das atividades
humanas de relação, realização e a criação e à sua expressão. Compreendem
aspectos intelectuais, que compreende o pensar, motores – que abrange o agir-, e
emocionais, que define o sentir, tudo isso respaldado em uma dialética que se
baseia em fundamentos sociais, psicológicos e orgânicos do ser humano, aqui
especificamente da criança, levando em conta toda sua subjetividade e
complexidade. É na infância que a fase mais importante do desenvolvimento
acontece, e é preciso ter cautela com essa fase, que abrange o motor, cognitivo,
afetivo, e principalmente a psicomotricidade. Nesse sentido, este trabalho abordará a
importância da psicomotricidade e da relevância do profissional de educação física
neste processo, com enfoque nas séries iniciais do ensino fundamental.
Collections
- Educação Física [40]