dc.description.abstract | O estudo tem como objetivo realizar um levantamento bibliográfico da literatura
científica nacional sobre produções em relação à temática deste trabalho, para uma
identificação da capoeira e Educação Física Escolar em uma análise simples. A
partir de buscas nas principais revistas eletrônicas da Educação Física, banco de
teses e dissertações da UFES e USP, indexadores e diretórios, foram encontrados e
analisados 18 trabalhos. Na tentativa de responder o questionamento da pesquisa,
sobre o que a produção científica na área da Educação Física escolar tem debatido
e aplicado na práxis pedagógica sobre a capoeira na escola, com base no
referencial teórico apresentado, nota-se os pontos em comum em relação a
implantação da capoeira na escola e sua didática pedagógica. Em seguida, as
divergências em relação ao processo histórico da origem da capoeira, causando
algumas confusões sobre o seu desenvolvimento como manifestação, e por fim, a
prática da capoeira contemporânea como um diálogo comum no mundo da capoeira
nos dias atuais. É necessário que a discussão sobre a capoeira no âmbito escolar se
aproprie ainda mais dos caminhos legais, para incentivos as práticas de ensino da
cultura afro-brasileira na escola e para que haja um avanço pautado em sua
importância como conteúdo curricular na educação brasileira. | pt_BR |