dc.description.abstract | O presente trabalho tem como principal objetivo estabelecer uma relação a respeito
da utilização das redes sociais profissionais, em especial o Linkedin, por parte dos
acadêmicos em análise e desenvolvimento de sistemas como forma de utilizá-las à
favor de sua carreira, de modo a proporcionar vantagem competitiva diante de um
mercado que se torna cada vez mais exigente e seletivo, possibilitando obter um
maior destaque como profissional, e buscando Identificar como esta rede social
pode colaborar para a projeção do formando no mercado de trabalho e quais as
vantagens de sua utilização. Inicialmente foi realizada a contextualização referente
aos avanços da tecnologia e comunicação, conceituando redes sociais, redes
sociais profissionais, marketing, e marketing digital e pessoal. A pesquisa realizada
é de cunho exploratório, com a extração de informações com base em dados
numéricos utilizando do método quantitativo, por meio da aplicação de um
questionário com questões fechadas para a coleta de dados. Por meio da pesquisa
de campo realizada, buscou-se obter o percentual de alunos que utilizam o Linkedin,
e que buscam manter seu perfil atualizado, identificando os objetivos de sua
utilização, nível de conhecimento referente ao tema, e entender como ela pode
contribuir para a entrada no mercado de trabalho. Os dados obtidos, permitiram
constatar que a quantidade de acadêmicos que utilizam esta rede social profissional
é baixa em relação aos que a conhecem, sendo esta uma poderosa ferramenta para
quem busca se destacar no mercado de trabalho, e que deve ser mais explorada
no meio acadêmico. | pt_BR |